Um forte terremoto de magnitude 7 na escala de momento sacudiu a ilha indonésia de Java nesta quarta-feira (2), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Mais de 30 pessoas morreram, segundo Priyadi Kardono, funcionário da agência local de gestão de catástrofes. Há ao menos 400 vários feridos, e mais de 5 mil pessoas estão desabrigadas.
O tremor ocorreu às 14h55 locais (4h55 de Brasília), na costa de Java, principal ilha do arquipélago de 17 mil ilhas. Danos materiais foram registrados em outras cidades e vilas próximas ao epicentro.
Veja mais fotos dos estragos
A comunicação com várias localidades costeiras foi cortada. Em Cibinong, 40 pessoas estão soterradas e podem estar mortas.
O terremoto foi sentido até em Surabaya, segunda maior cidade indonésia, cerca de 500 quilômetros a nordeste do epicentro, e também na ilha turística de Bali, cerca de 700 quilômetros a leste.
O USGS chegou a emitir um alerta de tsunami na região, mas ele foi retirado cerca de meia hora depois. Inicialmente, o centro havia medido a magnitude do tremor em 7,4, mas depois revisou para 7.
A agência geofísica da Indonésia confirmou o terremoto com uma pequena variação de intensidade: 7,3 graus na escala Richter.
O ministro da Saúde disse que equipes de emergência estavam sendo mandadas para a região próxima ao epicentro. Muitas casas da vila de Margamukti foram destruídas, segundo o morador Edi Sapuan, e há muitos feridos. "Nós deixamos as casas logo ao sentir o tremor", disse ele. "Cinco minutos depois, tudo ruiu."
Em Jacarta, milhares de pessoas deixaram prédios comerciais ao sentirem o tremor. "O candelabro começou a se mexer, e (o apartamento) começou a tremer realmente forte", disse Victor Chan, que vive num 34º andar. "Durou bastante. Fiquei realmente assustado e corri escadaria abaixo."
Nur Syara, que vive no 31º andar do mesmo edifício, contou que era possível ouvir as paredes rachando. "Deitei no chão. Tive medo de que fosse desabar."
Uma testemunha em Tasikamalay disse que a sede da prefeitura desabou, e que uma mesquita ficou muito danificada. Foram registrados danos também em prédios de Bandung.
As principais empresas dos setores elétricos, de gás e petróleo, siderurgia e mineração da ilha de Java disseram não ter tido suas atividades significativamente afetadas.
Com informações de EFE, France Presse, AP e Reuters
G1

0 comentários:
Postar um comentário