A história dos transportes coletivos urbanos do sistema na Grande João Pessoa foi transformada após o lançamento, (no dia 1º de maio do corrente ano), da Integração Temporal Metropolitana, que beneficia pelo menos 500 mil pessoas na Capital, além dos moradores dos municípios de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde e Alhandra.
Segundo o Deputado Quinto de Santa Rita, “A Integração Temporal Metropolitana proporciona oportunidades de emprego, pois muitas vezes o empregador deixa de contratar moradores dos municípios vizinhos pelo gasto que se tem com o deslocamento. Com o sistema temos essa redução do custo da passagem dando condições para todos concorrerem às vagas no mercado de trabalho.
Quinto de Santa Rita propôs à Prefeitura de João Pessoa e aos demais municípios a Integração Metropolitana. O sistema de transporte urbano da Capital está aberto aos usuários de ônibus dos cinco municípios vizinhos que pagam a metade do valor da passagem sempre na segunda viagem.
Segundo uma pesquisa realizada pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) 48% dos passageiros, vindos de um dos municípios que integram a região metropolitana, vão para João Pessoa para trabalhar; 18% por lazer e 8% para estudar.
Para participar da Integração Metropolitana, o usuário precisa ter o cartão 'Integra Bem', que pode ser adquirido gratuitamente no posto da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), localizado no Terminal Rodoviário.
Cartão – O cartão está disponível nas versões 'Estudante', 'Vale Transporte' (aquele que é adquirido pela empresa para o deslocamento do trabalhador), além do 'Cartão Cidadão' (que atende os demais usuários do sistema). Não há prazo para que os usuários façam a substituição dos seus cartões. As pessoas que se deslocam apenas no âmbito de João Pessoa não precisam fazer a troca do cartão 'Passe Legal', que é válido na Capital.
Funcionamento – O sistema de funcionamento da Integração Temporal Metropolitana será o mesmo adotado dentro de João Pessoa. O usuário de transporte coletivo tem o tempo normal da sua viagem da cidade em que reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá pelo menos 30 minutos para trocar de linha sem pagar outra passagem.
0 comentários:
Postar um comentário