Número de mortos por terremoto no Chile chega a 795, diz Bachelet



da Folha Online

O número de mortos no terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile no último sábado (27) subiu de 763 para 795, anunciou nesta terça-feira a presidente chilena, Michelle Bachelet. Ela deu as declarações durante visita a Curicó, cidade no sul do país afetada pelo tremor, segundo o site do jornal chileno "El Mercurio".

Pouco antes, um funcionário do escritório nacional de emergências (Onemi), ligado ao governo, disse que havia 763 mortos. Os desabrigados continuam em 2 milhões, segundo o governo chileno. Além dos mortos, cerca de 500 pessoas ficaram feridas, disse o governo hoje. Essa é a primeira vez que o numero de feridos pelo tremor é informado oficialmente.

O ministro da Saúde, Alvaro Erazu, disse a jornalistas que ao menos cem pessoas se encontram em estado grave.

Cerca de 500 mil casas foram destruídas, de acordo com informações anteriores divulgadas por Bachelet. "Estamos enfrentando uma catástrofe gigantesca, que irá exigir um esforço de recuperação gigantesco", disse após encontro com ministros no palácio La Moneda.

Ian Salas-01.mar.10/Efe
Pessoas recolhem objetos que sobreviveram ao terremoto nas ruas de Talcahuano, no Chile
Pessoas recolhem objetos que sobreviveram ao terremoto nas ruas de Talcahuano, no Chile
Em Concepción, a maior cidade da área próxima do epicentro, muitas ruas da cidade ficaram cobertas de escombros e centenas de detentos escaparam da penitenciária após o tremor.
Em 1960, o Chile foi atingido por um terremoto de magnitude 9,5, um dos mais fortes já registrados. O tremor devastou a cidade de Valdivia, matou 1.655 pessoas e causou um tsunami que atingiu a Ilha da Páscoa, distante 3.700 quilômetros da costa chilena. A onda continuou e chegou ao Havaí, Japão e Filipinas. As ondas que chegaram nas Filipinas demoraram cerca de 24 horas para atingir o país.

O terremoto deste sábado foi sentido em São Paulo e também nas Províncias argentinas de Mendoza e San Juan. Uma série de abalos subsequentes atingiram a região costeira do Chile.

Saques

A presidente Bachelet condenou nesta terça-feira os saques e violência registrados nas áreas mais afetadas pelo terremoto e afirmou que os criminosos "receberão todo o rigor da lei".

Bachelet se reuniu nesta manhã com os comandantes das Forças Armadas para coordenar o envio de ajuda às zonas mais afetadas pelo terremoto, no centro-sul do país.

A presidente pediu ainda a compreensão dos chilenos, já que "nunca antes na história do Chile" houve um terremoto tão devastador.

"O que nos preocupa é levar segurança e tranquilidade à população. Entendemos perfeitamente as angústias e as necessidades das pessoas, mas sabemos perfeitamente que há ações delinquentes de pequenos grupos que estão provocando enormes danos materiais. Isso não vamos aceitar", disse.

Brasileiros

A Embaixada do Brasil continua buscando informações sobre um brasileiro que estaria desaparecido em Concepción, cidade mais afetada pelo terremoto.

"Estamos tentando localizar, mas estamos tendo dificuldade especialmente porque o comunicação com a região está bem complicada", disse o embaixador do Brasil no país, Mario Vilalva. O diplomata conversou com a Folha Online por telefone de Santiago.

Arte/Folha Online
Mapa mostra a região atingida por tremor no Chile; terremoto foi o maior no país em 25 anos
Mapa mostra a região atingida por tremor no Chile; terremoto foi o maior no país em 25 anos
Segundo ele, outro problema é que as informações que chegam à embaixada não são oficiais, o que dificulta a busca porque há poucos detalhes sobre o desaparecido.

Vilalva diz ainda que a embaixada já investigou três suspeitas de brasileiros entre as vítimas, que não se confirmaram. O único caso que ainda não foi encerrado é desse brasileiro que estaria em Concepción.

A situação na cidade é crítica: ainda não foi implementado um canal de distribuição de alimentos e, apesar da forte presença militar nas ruas, os saques prosseguiam.

Voos

Um novo avião da FAB (Força Aérea Brasileira) deverá trazer mais brasileiros do Chile na próxima quinta-feira, segundo o embaixador. Na madrugada de hoje, uma aeronave trouxe 30 brasileiros.
O avião modelo Hercules, C-130, irá transportar aparelhos de hemodiálise, telefones satélites, um hospital de campanha da Marinha, além de técnicos em avaliação de estrutura -- parte do material foi doado por empresas e a outra pertence a FAB. No retorno ao Brasil, será possível trazer 70 pessoas.

Ao todo, mais de mil brasileiros procuraram a embaixada do Brasil no Chile desde sábado, quando o terremoto de magnitude 8.8 atingiu o Chile. Eles buscam desde informações sobre o terremoto até orientações sobre como agir.

com agências internacionais

0 comentários:

Postar um comentário