Paraíba tem mais alta temperatura do nordeste


Paraíba tem mais alta temperatura do Nordeste; índice é registrado principalmente em Patos

O especialista em meteorologia da Universidade Vale do São Francisco (Univasf), Mario Miranda Vilas Boas Leitão, disse que a Paraíba é um dos Estados nordestinos que vem apresentando as mais altas temperaturas neste período. A Agência Estadual de Gestão das Águas (AESA) informou que os índices de umidade relativa do ar estão baixando e Patos é a cidade em que mais houve a redução, chegando a marcar apenas 15% na última quinta-feira, quando o termômetro no centro da cidade registrou 42 graus por volta das 14h.

Os altos índices de temperatura que vem sendo registrados na Paraíba, já fez números considerados preocupantes para a economia e a saúde dos moradores da Borborema e Sertão paraibanos. Muitos comerciantes de cidades como Patos, que já chegou a registrar uma sensação térmica de 45 graus, estão reclamando da queda de mais de 50% nas vendas. Já nos hospitais, as filas de pacientes apresentando doenças como diarréias e dores têm aumentado gradativamente. Médicos alertam sobre o perigo de doenças, principalmente o câncer de pele e aconselham o uso de protetores.

A falta de chuvas é o principal fator para o excesso de calor na região, de acordo com Mario Miranda. Ele disse que é importante que a população fique atenta sobre os riscos provocados pela constante baixa da umidade, e que as doenças provocadas por esse problema podem ficar incontroláveis se não for tomada uma medida rápida, a exemplo do câncer de pele, que afeta muita gente pela exposição ao sol. “Eu não sou médico, mas a literatura diz que as doenças ocasionadas pela alta temperatura e calor podem ser desastrosas a saúde humana, indo de um simples sangramento no nariz a um preocupante câncer de pele”, destacou. Para evitar mais doenças os meteorologista e médicos recomendam tomar bastante água e banho, além de usar protetores solares. Mario Miranda disse que o calor na região poderá ser amenizado a partir do próximo dia 15, já que segundo as previsões, vai haver chuva em algumas regiões da Paraíba. A AESA acredita que ainda este mês, com a chegada do Outono, a onda de calor possa ser reduzida.

Segundo a meteorologista da AESA, Marle Bandeira, Campina Grande registrou na última quinta-feira, o índice mais alto, chegando a máxima de 34.9 graus e uma sensação térmica de 39 graus. Ela disse que é importante que a população fique alerta sobre os cuidados com a exposição ao sol.Ontem foi o dia em que os campinenses mais reclamaram do calor e devido a excessiva alta da temperatura, as pessoas estão evitando sair a tarde para resolver seus compromissos.  


Jornal Correio

0 comentários:

Postar um comentário