Pesquisa em xeque: números da Consult agradam governistas, mas desanima oposição em CG


Vereadores de oposição e situação da Câmara dos Vereadores de Campina Grande (CMCG) divergem quanto ao resultado da pesquisa Correio/Consult para Governador do Estado da Paraíba, divulgada ontem através do Jornal Correio. Para a oposição ela é inverídica e errônea, já para a situação ela é sensata e coerente. Mas ambos concordam que ainda é muito cedo para se fazer uma análise política mais profunda da atual situação ora indefinida.

Na visão do vereador Fernando Carvalho a pesquisa é absolutamente natural. Ele afirmou que não esperava um resultado diferente do divulgado e declarou que “na convicção de que com o passar dos tempos, os desgastes pelas esdrúxulas alianças tentadas a ser feita pelo atual prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, o fará cair cada vez mais no descrédito da opinião pública da Paraíba”.

Para Carvalho, a afirmação do atual governo de José Maranhão começa a realizar um lançamento elaborado por si próprio e a partir daí, apresenta os efeitos e resultados esperados pela sociedade paraibana. “Desta forma acredito que a tendência futuramente é essa mesma, o crescimento do atual governo e o decréscimo da pré-candidatura de Ricardo Coutinho”, disse.

Quanto ao alto índice dos indecisos, Carvalho acredita que ainda é muito cedo para fazer uma análise sobre esse dado. Para ele, a posição de parcela da população que ainda não sabe quem escolher, é compreensível e natural. Afinal a própria indefinição por parte dos partidos, tanto de situação quanto de oposição, faz com que o povo não manifeste sua opinião.

Para o vereador ainda existe um agravante para um alto índice de indecisos, a atual situação pendente do senador Cícero Lucena. “Tão logo essas indefinições sejam resolvidas, esses percentuais irão se acomodando naturalmente. Uma coisa fica muito clara para mim, que aqueles que intencionam votar em Cícero, seguramente não votarão em Ricardo Coutinho”, analisou.

O vereador Olímpio Oliveira, afirmou que a pesquisa é coerente, principalmente para quem faz parte do grupo de apoio ao governador José Maranhão. No entanto, salientou que pesquisa é um retrato do momento atual. Para ele, a campanha sequer começou oficialmente conforme a Lei Eleitoral. “Ainda temos um longo caminho a percorrer e não pode haver em nenhum de nós o sentimento de vitória. É uma campanha extremamente difícil e requer de todos aqueles que estão envolvidos nesse projeto, dedicação, persistência e acima de tudo agilidade e cautela”, frisou.

Quanto ao número de indecisos, Olímpio Oliveira ratificou que em virtude do processo eleitoral ainda não ter sido deflagrado de maneira legal como preceitua a Justiça e o Código Eleitoral, a tendência é a população não saber ainda em quem votar. “Quando estivermos com os candidatos definidos, com o Programa Eleitoral gratuito na televisão e com a apresentação da Carta Proposta de governo, esse número seguramente será revertido”, declarou.

Já para a oposição, o resultado da pesquisa é direcionado e o vereador Inácio Falcão fez uma análise fria e disse que nas últimas eleições, a mesma empresa responsável pelo resultado da atual pesquisa trazia Maranhão como preterido do povo paraibano. No entanto, o resultado nas urnas, deu Cássio Cunha Lima foi vitorioso. “Não venha me dizer que esta pesquisa é verdadeira porque não é. Será que os administradores ou proprietários dessa empresa trazem a seriedade mais uma vez para o povo da Paraíba? Eu acredito que não”, desabafou.

Inácio Falcão contestou que a cidade de Aroeiras foi colocada como se fosse Brejo do Estado e Picuí como sendo Litoral. O vereador acrescentou ainda que em cidades como Patos, onde existem aproximadamente 67 mil habitantes, apenas 90 pessoas foram consultadas, Guarabira com 35 mil habitantes, apenas 30 foram ouvidas, em Pocinhos com seis mil habitantes, apenas 10 votaram. “Então eu lhe pergunto: que seriedade existe nessa pesquisa?”, criticou.

O vereador acrescentou ainda que foi feito um confronto, mas não foi divulgado e ele gostaria de saber a realidade dessa comparação. “Se colocarmos Maranhão e Ricardo Coutinho, em quem você votaria? Ou em quem você não votaria? É essa forma de confronto que o povo da Paraíba deseja saber. O povo da Paraíba não é burro”, finalizou.

Na opinião do vereador Rodolfo Rodrigues, a origem da pesquisa é duvidosa e afirmou que a obrigação do governador em exercício é se manter à frente nas pesquisas mesmo, “até porque se ocorresse o contrário, com tantos investimentos feitos em publicidade, era melhor desistir da carreira política. Mas o povo da Paraíba é quem vai dizer a verdade ou não no dia das eleições, até porque ainda é muito cedo para se analisar mais profundamente”, proferiu.

Com relação aos indecisos, que somam quase 19%, Rodolfo ratifica que é em decorrência do nível da campanha publicitária do governo do estado e que isso gera dúvidas entre o real e o imaginário. “Quando se vê a inauguração de uma simples caixa d’água, um investimento em que a propaganda é mais cara do que a própria obra, a tendência é ficar indeciso mesmo”, declarou.

Ele acrescentou que o prefeito Ricardo Coutinho certamente vai expandir suas idéias e através das obras realmente realizadas na Capital, ele conseguirá reverter esse quadro ou mostrar a verdade da atual situação política no Paraíba.


Simone Duarte

PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário