Terremoto de magnitude 4,4 atinge sudeste de Los Angeles



da Folha Online

Um terremoto de magnitude 4,4 atingiu na manhã desta terça-feira o sudeste de Los Angeles, no Estado americano da Califórnia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Não houve relatos imediatos de danos ou feridos pelo tremor, registrado às 4h04 (8h04 no horário de Brasília), a uma profundidade de 18 km. Seu epicentro foi localizado cerca de 16 km ao sul de Los Angeles.

O abalo sísmico, segundo o USGS, foi suficientemente forte para acordar milhares de pessoas e colocar as equipes de emergência em alerta.

A Patrulha de Estradas da Califórnia reportou uma rachadura de 3 metros no concreto da estrada interestadual 5, ao sul da cidade, mas não confirmaram se o dano foi causado pelo tremor.

"Foi um tremor, mas não foi ruim", disse o xerife da delegacia de Pico Rivera, sargento Jacqueline Sanchez. Ele afirmou à agência de notícias Associated Press que agentes foram enviados imediatamente para verificar danos em estradas e pontes.

O supervisor do Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Andre Gougis, disse que não houve relato de feridos e que o departamento mantém operações normais. Ele disse ainda que o tremor foi sentido nos departamentos a oeste de Los Angeles.

A Califórnia, onde se encontram numerosas falhas geológicas, vive à espera do chamado Big One, um terremoto devastador previsto para a falha de San Andreas, que segundo os cientistas tem 70% de possibilidade de ocorrer nos próximos 30 anos.

Para medir a potência de um terremoto, o USGS utiliza a magnitude de momento (Mw). Nesta escala aberta, um tremor é considerado forte se atingir ao menos uma magnitude seis.

Com agências internacionais

0 comentários:

Postar um comentário