Terremoto mata pelo menos 57 pessoas na Turquia



Moradores procuram sobreviventes nos escombros
Um terremoto de 6,0 graus de magnitude causou a morte de pelo menos 57 pessoas no leste da Turquia e deixou quase 100 feridos, de acordo com o canal de TV estatal TRT.
O tremor atingiu o vilarejo de Basyurt, na província de Elazig às 04h32 da madrugada desta segunda-feira, hora local. Foram registrados mais de 40 tremores secundários.
Vários outros vilarejos foram atingidos, segundo as autoridades locais – um deles teria sido quase totalmente destruído, já que todas as construções eram feitas de tijolos de argila de baixa qualidade.
Equipes de emergência já chegaram a todos os locais afetados e o Crescente Vermelho – nome dado à Cruz Vermelha nos países islâmicos - da Turquia já começou a erguer acomodação temporária para ajudar os desabrigados durante o rigoroso inverno.
Acredita-se que várias pessoas ainda estejam presas sob os escombros. As autoridades pediram aos moradores que não tentem retornar às suas casas.
A Turquia está localizada em uma zona de instabilidade geológica. O último grande terremoto a atingir o país ocorreu em 1999, ao leste de Istambul, e causou a morte de mais de 17 mil pessoas.
Na época, especialistas apontaram a má qualidade das construções como principal razão para o alto número de mortes.

BBCbrasil

0 comentários:

Postar um comentário