Arizona aprova lei que transforma imigração ilegal em crime



Oponentes e partidários da lei de imigração fizeram manifestações em Phoenix
Oponentes e partidários da lei de imigração fizeram manifestações em Phoenix
A governadora do Estado americano do Arizona, Jan Brewer, assinou uma nova lei estadual que transforma a imigração ilegal em crime, apesar das críticas do presidente Barack Obama.
A nova lei, que deve entrar em vigor dentro de 90 dias, transformará em crime a permanência ilegal no país e vai permitir que a polícia estadual interrogue as pessoas a respeito de sua situação de imigração se houver uma "suspeita razoável".
A assinatura da nova lei pela governadora foi transmitida ao vivo pela televisão. No ato da assinatura, Brewer afirmou que a lei "protege cada cidadão do Arizona".
Brewer disse ainda que a medida vai fortalecer o controle na fronteira com o México. A governadora afirmou que precisou tomar esta medida, pois o governo federal não conseguiu resolver o problema da imigração ilegal.
"Nós no Arizona temos sido mais do que pacientes, esperando Washington agir. Mas décadas de inércia e políticas equivocadas criaram uma situação perigosa e inaceitável", afirmou.
O Estado do Arizona é o principal ponto de entrada para imigrantes sem documentos nos Estados Unidos.
'Equivocada'
O presidente Barack Obama afirmou que a lei estadual é "equivocada" e pediu para que o Departamento de Justiça examinasse a validade da nova lei.
Obama também afirmou que o governo dos Estados Unidos deve analisar a possibilidade de uma reforma na lei de imigração no nível federal.
"Isto inclui, por exemplo, os recentes esforços no Arizona, que ameaçam prejudicar noções básicas de justiça que, nós, como americanos, cultivamos, além da confiança entre a polícia e suas comunidades, que é tão importante para nos manter seguros", disse o presidente.
Grupos de defesa dos direitos civis afirmam que vão questionar a nova lei na Justiça, para derrubá-la, com a alegação de que vai abrir caminho para discriminação geral contra os latinos.
Um grupo, o Conselho Nacional de La Raza, afirmou que a lei vai transformar todos os latinos em suspeitos dentro de suas próprias comunidades, sem importar qual é a sua situação no país.
Os que apoiam a lei afirmam que vai ajudar a controlar a imigração ilegal no Estado do Arizona.

BBCbrasil

0 comentários:

Postar um comentário