Quatro empresas registram pesquisa eleitoral no TSE; uma é do jornal Correio da PB

Durante esta semana o Tribunal Superior Eleitoral recebeu, até o início da tarde desta sexta-feira (16), quatro registros de pesquisa de intenção de voto nas eleições deste ano. As pesquisas são de âmbito estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores da Paraíba, Santa Catarina e São Paulo para presidente e vice-presidente da República, senador e governador. 


A primeira pesquisa foi feita pelo Banco de Dados de São Paulo Ltda., a pedido da empresa Folha da Manhã S/A, que ouviu os eleitores nos dias 15 e 16 de abril. 

A segunda empresa a fazer pesquisa foi a Consultoria e Pesquisa Técnica Ltda., por solicitação do Jornal Correio da Paraíba Ltda.. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de abril. 

A Cooperfil Produtos e Serviços de Comunicação LTDA fez a terceira e quarta pesquisas a pedido da mesma. O período de realização da primeira enquete foi de 12 a 14 de abril. A segunda será entre os dias 15 e 17 de abril. 

Resolução 

De acordo com a resolução sobre pesquisas eleitorais, desde o dia 1º de janeiro deste ano, todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias da divulgação. Somente as pesquisas sobre eleições presidenciais são registradas no TSE. As enquetes sobre os demais cargos (governador, senador, deputados federal, estadual/distrital) têm de ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do estado pelo qual o candidato vai concorrer. 

Entre outras informações, as entidades e empresas que realizarem as pesquisas devem informar quem contratou e pagou a pesquisa; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa. 


TSE

0 comentários:

Postar um comentário