Saúde investiga morte de portadora de anemia após vacina contra gripe A na Paraíba


A Secretaria Estadual de Saúde vai investigar a morte de uma jovem de apenas 20 anos portadora de anemia falciforme, ocorrida na terça-feira (27), em João Pessoa. A garota estava internada no Hospital Edson Ramalho desde a última sexta-feira, após ser imunizada contra o vírus da gripe H1N1. A direção da unidade hospitalar prometeu para esta quarta-feira (28) encaminhar um relatório sobre o caso.

A jovem Michele Santos sabia que era portadora de anemia falciforme e já havia sido internada no hospital em outras ocasiões, segundo o diretor técnico do hospital, coronel Fernando Florêncio. Na última sexta-feira, horas após tomar a vacina em um posto de saúde no Cristo Redentor, a garota teria apresentado fortes dores na região abdominal. Levada às pressas para o hospital, a jovem chegou a ficar internada na Unidade de Tratamento Intensivo.

“A doença evoluiu rapidamente e, infelizmente, a jovem veio a óbito”, disse o diretor. Segundo as primeiras informações levantadas pela equipe clínica, a causa da morte não seria a vacina, mas complicações devido à anemia. “Esta é uma possibilidade a ser discutida com o corpo clínico, mas não é a hipótese com a qual trabalhamos”, afirmou o coronel Florêncio.

A diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município, Júlia Vaz, negou que a morte estaria relacionada à vacina. “A causa da morte foi septicemia (infecção generalizada).



Jornal da Paraíba

0 comentários:

Postar um comentário