Site venezuelano satiriza Lula, Chávez e outros líderes da América Latina Colaboração para a Folha


Colaboração para a Folha
da Reuters

Um site da Venezuela, que faz piadas com o presidente Hugo Chávez há dois anos e tornou-se um grande sucesso na internet, lançou o segundo episódio de uma animação satirizando líderes latino-americanos, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Reuters
Animação satiriza o presidente colombiano, Alvaro Uribe, o brasileiro Lula e o venezuelano Hugo Chávez
Animação satiriza o presidente colombiano, Alvaro Uribe, o brasileiro Lula e o venezuelano Hugo Chávez

Juan Andres Ravell, 28, e Oswaldo Graziani,30, afirmam que criaram o blog "El Chiguire Bipolar" (A Capivara Bipolar, em tradução livre) para fazerem as pessoas rirem e deixar o ambiente político mais leve.

A animação tornou-se um sucesso na América Latina e conquistou seguidores nas redes sociais Twitter e Facebook. O primeiro episódio foi visto mais de 1 milhão de vezes desde fevereiro.

A última criação dos ex-roteiristas de TV chama-se "Isla Presidencial" (Ilha Presidencial), uma animação inspirada na série americana "Lost" que mostra líderes latino-americanos que naufragaram numa ilha deserta junto com Chávez.

No episódio dois, Chávez faz um longo discurso enquanto os demais líderes pescam em um tronco de árvore. Lula cochila e cai no mar.

Chávez e o boliviano Evo Morales, principais críticos dos EUA na América do Sul, se banqueteiam com uma águia careca, enquanto o rei da Espanha assa a chilena Michelle Bachelete em um espeto. Lula convida a todos os líderes para um passeio de barco. O brasileiro serve bebida a todos e ainda bebe direto da garrafa.

Nem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escapou da sátira. Ele aparece no fim do segundo episódio atirando um dardo com tranquilizante em Chávez, do alto de um coqueiro.

"O papel internacional do presidente Chávez é mais engraçado que seu papel interno, por isso estamos buscando uma audiência maior", disse Ravell, inspirado pelo humorista político americano Stephen Colbert e pela série de TV "South Park".

Os autores escolheram a internet para evitar censura do governo. Eles acreditam que nenhuma emissora se arriscaria a veicular a animação. A primeira tentativa na TV a cabo, em 2007, sofreu tantos cortes que perdeu a graça.

0 comentários:

Postar um comentário