Acidente aéreo deixa cerca de 160 mortos na Índia


Avião se partiu em dois depois de se chocar contra árvores

Um Boeing 737 da empresa aérea Air India Express, com 166 pessoas a bordo, caiu e pegou fogo na manhã deste sábado, hora local, quando tentava pousar no aeroporto da cidade de Mangalore, sul da Índia, vindo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Segundo a empresa, sete passageiros sobreviveram. Teme-se que as outras 159 pessoas a bordo tenham morrido.

O avião entrou em chamas quando tentava pousar na pista do aeroporto e errou o alvo, indo parar em uma floresta em um vale, no fim da pista.

Segundo o correspondente da BBC em Delhi, Sanjoy Majumder, todos os passageiros a bordo eram indianos e a maioria eram trabalhadores migrantes que voltavam para casa. Entre eles havia crianças.

Sobreviventes disseram ter ouvido um forte estrondo, semelhante ao barulho de um pneu estourando, pouco antes de o avião bater.

Falando à TV indiana de sua cama, no hospital, o sobrevivente Umer Farooq afirmou que ouviu um estrondo quando a nave tocou o solo.

“Aí o avião se desviou em direção a algumas árvores próximas e a cabine se encheu de fumaça. Fiquei preso em alguns cabos, mas consegui escapar”, disse ele.

Farooq estava sendo tratado depois de ter sofrido queimaduras nos braços, pernas e rosto.

Acesso difícil

A companhia aérea – uma subsidiária da empresa estatal Air India, mas com passagens de baixo custo – afirmou que o avião se chocou contra as árvores quando tentava pousar, as 06h00, hora local (21h30 em Brasília).

Chovia na hora do acidente.

O aeroporto de Mangalore fica no alto de uma colina com vales cobertos de florestas no fim e em volta da pista de pouso. Segundo analistas, pousar no local representa um desafio para pilotos.

As imagens de TV mostraram equipes de resgate e moradores locais subindo a colina para buscar sobreviventes entre os escombros do avião, de onde ainda saía fumaça.

Um oficial da polícia de Mangalore disse à BBC que a fumaça no local dificultou ainda mais o acesso ao avião pelas equipes de resgate.

O superintendente da polícia de Mangalore, Subramaneshwar Rao afirmou que “as chances de se encontrar algum sobrevivente são muito poucas já que a maior parte do avião foi queimada”.

Outro oficial da polícia disse à BBC que, até agora, 120 corpos já foram retirados do local.

Outro sobrevivente, KP Manikutty, disse que a aterrissagem, em princípio, parecia correr bem, quando o avião se chocou contra as árvores, inesperadamente.

“Imediatamente após tocar o solo o avião balançou e pouco depois se chocou contra alguma coisa”, disse ele.

“Aí, ele se partiu ao meio e pegou fogo. Eu pulei pela abertura”, acrescentou.

Segundo a mídia local, o piloto foi identificado como o sérvio Zlatko Glusica. Ele teria 10 mil horas de voo, inclusive experiência com o aeroporto de Mangalore.

Ainda não se sabe o que teria causado o acidente. O piloto não enviou qualquer mensagem de socorro para a torre de controle, afirmou VP Agarwal, diretor da Autoridade de Aeroportos da Índia.

Segundo ele, a visibilidade não era problema. “A visibilidade era de 6km quando o avião se aproximou da pista, o que é mais do que suficiente”, afirmou.

O avião não tinha mais do que três anos e este foi o primeiro acidente da companhia, fundada há cinco anos.

O histórico de segurança aérea na Índia é bom, apesar do rápido crescimento de companhias privadas no país, na última década.

O último grande acidente aéreo na Índia ocorreu na cidade de Patna em julho do ano 2000, quando 50 pessoas morreram.

BBCbrasil

0 comentários:

Postar um comentário