Após denúncias sobre fantasmas, DEM de Efraim Morais sofre processo de isolamento na política paraibana

As últimas denúncias envolvendo o senador Efrain Moraes (DEM-PB) estão levando o seu partido a iniciar um processo de isolamento do senador paraibano. A informação passou a circular neste final de semana em Brasília e está sendo publicada pela mídia da capital do país: Efrain começou a ser alvo de críticas de caciques do DEM - ao invés de sair em defesa de seu filiado, os democratas iniciaram um processo de críticas, pelo que Efrain vem protagonizando.

O primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), criticou o modo como o correligionário administra as nomeações e o controle de funcionários. De acordo com Heráclito, a responsabilidade pela existência de fantasmas é do próprio Efraim – embora o senador paraibano afirme, através de sua assessoria, que não tinha conhecimento do que ocorria dentro de seu gabinete.

Heráclito afirmou que se o sistema de ponto eletrônico, implantado em fevereiro, fosse seguido, a denúncia envolvendo as estudantes Kelly e Kelriany não aconteceria. “Cada gabinete tem seu corpo de funcionários e o senador é responsável direto por eles. Vamos ver qual sistema ele (Efraim) usava. Se tinha ordenador de frequência”, disse Heráclito Fortes.

O senador piauiense tratou de deixar claro que o modo como Efrain trata as contratações não é seguido pelos colegas de partido. “Não sei como é no gabinete dele, o meu eu fiscalizo. Sei quem está trabalhando, não aceito ninguém que não queira trabalhar e sempre tem alguém para acompanhar no estado. Só pessoas que não têm condições de bater ponto, motorista, secretário, assessor particular, devem ser liberadas. A liberação é para ser uma exceção, não uma regra”, completou.

Na edição deste sábado, o jornal Correio Braziliense divulga a informação de que a Polícia Legislativa do Senado descobriu fraude na documentação de posse das funcionárias fantasmas Kelly Janaína Nascimento da Silva, 32 anos, e Kelriany Nascimento da Silva, 33 anos. Os agentes investigam participação do gabinete do senador Efraim Morais (DEM-PB) na utilização de documentos falsos que possibilitaram as nomeações irregulares.

Depois da denúncia das irmãs, feita na 13ª DP (Sobradinho), os agentes da polícia do Senado realizaram buscas de documentos no gabinete de Efraim para apurar irregularidades na nomeação. Um contínuo do gabinete de Efraim prestou depoimento aos policiais. O funcionário terceirizado Gilberto Rocha da Mota aparece como procurador de Kelly e Kelriany no registro de posse das duas irmãs. Kelriany afirmou ao Correio que não conhece Gilberto e que não assinou a procuração específica de posse, documento obrigatório para permitir que outra pessoa assine a nomeação.

“Nunca ouvi falar. A única procuração foi assinada para a Kátia. O negócio está feio. Como pode uma pessoa tomar posse para duas?”, indagou a estudante. Kátia da Conceição Bicalho, irmã da suposta bacharela em direito Mônica da Conceição Bicalho, funcionária comissionada do gabinete apontada como responsável pelas fraudes, que tinha procuração das duas irmãs para movimentar a conta-corrente onde os salários eram depositados.

Blog do Carlos Magno

0 comentários:

Postar um comentário