Bento 16 dá nova interpretação ao terceiro segredo de Fátima

colaboração para Folha

Durante sua visita ao santuário de Fátima, em Portugal, o papa Bento 16, encarregado no ano 2000 de explicar o terceiro segredo de Fátima, atualizou a mensagem confiada pela Virgem aos três pastorinhos em 1917, ao associar as profecias com os escândalos de pedofilia que abalam a Igreja.

O papa alemão concede notável importância ao culto "mariano", isto é, à veneração popular da Virgem Maria e quis visitar o santuário português justamente no dia 13 de maio para comemorar as aparições, onde foi aclamado por meio milhão de pessoas.

"Estaria enganado quem pensasse que a missão profética de Fátima foi cumprida. O homem pôde desencadear um ciclo de morte e terror, mas não consegue interrompê-lo", destacou no local onde, segundo a tradição, ocorreram as aparições.

O papa também recordou que as profecias são mensagem "contra o egoísmo horrendo de nações, de raça, das ideologias de grupos e indivíduos".

"O Senhor sempre nos disse que a Igreja sofrerá até o final do mundo", havia antecipado ao responder aos jornalistas que o acompanhavam na terça-feira no vôo em direção a Portugal.

Histórico

No dia 13 de maio os católicos celebram a primeira aparição da Virgem, em 1917, a três meninos pastores: Jacinto, Francisco e Lucia em Fátima, a 100 quilômetros da capital, Lisboa.

Segundo a crença, a Virgem apareceu outras cinco vezes ao longo do ano de 1917, fazendo várias profecias e recomendações, entregando três mensagens conhecidas como "Os três segredos de Fátima".

Sóror Lúcia, que morreu em 2005, poucos meses antes de João Paulo 2º, revelou há décadas os dois primeiros segredos: o primeiro transmitia uma visão do inferno, das guerras que atingiram a Europa, e o segundo falava em como reconverter o mundo.

O texto do terceiro mistério foi mantido em segredo por muitos anos, só tendo sido revelado em 2000, precisamente em Fátima.

Segundo o Vaticano, referia-se ao atentado que João Paulo 2º sofreu no dia 13 de maio de 1981 na praça de São Pedro, no 64° aniversário da primeira aparição de Fátima, e a luta entre o comunismo ateu e a igreja no século 20.

Para o pontífice, o terceiro segredo é um apelo à conversão, à oração e à penitência.

Dez anos depois, Ratzinger regressou a Fátima como o primeiro pontífice alemão da era moderna para atualizar a profecia, ante a grave crise de credibilidade pela qual passa a Igreja

Maravilhosa viagem

Após a despedida do papa em Portugal, ao término da viagem, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, classificou hoje como "maravilhosa a viagem" de Bento 16 a Portugal e elogiou a "participação extraordinária" dos cidadãos portugueses, em seu último dia no país.

Antes de entrar no avião que o levava de volta a Roma, o pontífice foi acompanhado no aeroporto da cidade do Porto pelo presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, que o acompanhou também em suas passagens por Fátima e Lisboa, onde iniciou, na terça-feira passada, a visita de quatro dias a terras portuguesas.

Bento 16 fez um breve discurso na tribuna de honra levantada no aeroporto para se despedir, no qual ressaltou também o trabalho da imprensa que lhe permitiu chegar às muitas pessoas que não puderam vê-lo pessoalmente.

"A todos os portugueses católicos ou não, aos homens e mulheres que vivem aqui e também aos que não nasceram aqui, segue minha saudação de despedida", disse o papa, que recebeu honras militares antes de sua partida.

0 comentários:

Postar um comentário