“Chamar só de negro safado não é crime”, diz delegada da Paraíba sobre racismo

A delegada da 4ª Delegacia Distrital de João Pessoa, Juvanira Holanda, afirmou que o acusado de agredir uma estudante africana a chutes dentro da Universidade Federal da Paraíba e cometer ato de preconceito contra a estrangeira não responderá por racismo nem por lesão corporal. O vendedor de cartões de crédito está sendo investigado apenas por injúria e vias de fato. Para a delegada, chamar uma pessoa de negro não configura crime de racismo e chutar o abdômen não é lesão corporal. Segundo a delegada, uma testemunha afirmou que o acusado disse "pega essa negra-cão" durante a confusão que se formou no campus, quando a estudante foi tomar satisfação com o vendedor de cartões por um gesto obsceno que ele teria feito para ela.

- Não houve racismo. Para caracterizar racismo tem que ter uma série de coisas. Não é só chegar e falar "sua branca", "seu negro" ou "seu negro safado". Só caracteriza racismo quando, por exemplo, você impede o acesso de um negro a educação - afirmou a delegada.

De acordo com a delegada, o acusado negou ter chamado a estudante de negra, pois ele também diz ser negro. O vendedor afirma que a estudante o empurrou e correu atrás dele.

- O que houve foi uma discussão simples - disse a delegada.

Juvanira Holanda afirmou que a estudante foi internada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena devido a seu estado emocional.

- Ela está bem. Está internada porque ficou preocupada, não tem família no Brasil, ficou com o estado emocional abalado. Mas vou mandar um perito fazer exames nela - afirmou a delegada.

O acusado foi ouvido na delegacia e liberado, pois, segundo a delegada, os delitos de injúria e vias de fato são de menor potencial ofensivo, e têm pena máxima de até 2 anos.


O Globo

2 comentários:

Aissa disse...

Esse tipo de pessoa me dá medo!
Sou negra e acho que essa delegada representa o pior tipo de racista que existe no Brasil : aquele/a que está numa posicao de poder e simplesmente nega a existencia de racismo. Minimiza e desvaloriza tudo o que diz respeito ao negro.
O que aconteceu com essa menina não vai ficar no 0-0 porque ela é estrangeira e esse caso vai ser seguido pelo país dela. Se fosse brasileira nem teria chance, era até capaz de ser ela acusada de algum crime. Que absurdo!

Anônimo disse...

Eu também tenho medo desse tipo de pessoa. Gente imaginam se fosse com uma brasileira? acho a pessoa vai ser mandado de imediato para o seu país de origem.Eu pergunto ate quando vai terminar o racismo???

Postar um comentário