Guatemala decreta estado de calamidade pública após erupção de vulcão

O presidente da Guatemala, Álvaro Colom, decretou estado de calamidade pública na área ao redor do vulcão Pacaya, que entrou em erupção na noite desta quinta-feira, causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando outras 20 feridas.

Cerca de 15 mil moradores de cidades próximas ao Pacaya receberam ordens para deixar suas casas.

Segundo Colom, quatro pessoas continuam desaparecidas, entre elas três crianças.

Um jornalista de um canal de televisão local, Aníbal Archila, teria sido morto ao ser atingido por uma rocha lançada pelo vulcão.

Cinzas vulcânicas

O principal aeroporto da Cidade da Guatemala, o La Aurora, também foi fechado para evitar que os aviões passem por meio das cinzas e pousem nas pistas sujas de areia.

"A areia está caindo nas pistas e precisamos limpá-las antes de qualquer avião pousar por questões de segurança", afirmou Monica Monje, porta-voz da direção geral de Aeronáutica Civil da Guatemala, citada pela agência Reuters.

Monje disse que as autoridades vão decidir nesta sexta-feira se reabrem o aeroporto a partir do meio-dia.

A erupção do vulcão de 2.522 metros de altura ocorreu na noite desta quinta-feira, às 19h no horário local (22h no horário de Brasília).

O vulcão Pacaya entrou em erupção 14 vezes desde 1961 e o episódio mais recente antes desta quinta-feira tinha sido em 2000.

Em 1976, a Guatemala foi sacudida por um terremoto de magnitude 7,6, causando a morte de aproximadamente 25 mil pessoas.

BBCbrasil

0 comentários:

Postar um comentário