Homenagem ao escritor paraibano José Lins do Rego relembra passagem do seu 110º aniversário


A Paraíba comemora nesta quinta-feira (03/06) a passagem do aniversário do escritor José Lins do Rego, que se estivesse vivo, faria 110 anos. Para conhecer um pouco mais da historia de um dos autores mais importantes do Brasil, o museu que leva o nome do ilustre paraibano, localizado no Espaço Cultural, em João Pessoa, estará aberto para visitação na tarde do feriado de Corpus Christi, a partir da 13h.


Nascido no dia 3 de junho de 1901, no Engenho Corredor, em Pilar (PB), o escritor paraibano José Lins do Rego Cavalcanti é um dos mais prestigiados romancistas regionalistas do país. Conhecido "contador de histórias", escreveu seu primeiro romance, "Menino de Engenho", em 1932. Esse livro foi o primeiro de uma seqüência de cinco obras, as quais José Lins nomeou "ciclo da cana-de-açúcar". Os outros quatro são: "Doidinho" (1933), "Bangüê" (1934), "O Moleque Ricardo' (1935) e "Usina" (1936) .


Em seguida, Zé Lins continuou construindo sua carreira com obras de sucesso, como "Riacho Doce", "Eurídice", "Cangaceiros", "Água Mãe", "Fogo Morto", entre outros. José Lins foi imortalizado como membro da Academia Paraibana de Letras e, também, da Academia Brasileira de Letras, em 1955. O escritor morreu no Rio de Janeiro, no 12 de setembro de 1957, aos 56 anos.


O Museu José Lins do Rego é um lugar dedicado ao escritor, paraibano que também dá nome ao Espaço Cultural. O museu reúne mais de cinco mil volumes, catalogados e informatizados, do acervo bibliográfico do escritor. São livros, documentos, cartas e manuscritos de obras que terminaram em livros e histórias, guardadas na biblioteca particular do escritor, e que estão reunidas no museu para conhecimentos do público.


Todo acervo é enriquecido com telas, fotografias, cartas, comendas e objetos pessoais do escritor, como a máquina de costura da família, onde foi feito o enxoval de José Lins, filho ilustre de seu João e dona Amélia do Rego Cavalcanti.


O museu José Lins do Rego recebe colégios e o público em geral, com visitas orientadas e apresentação de filmes. Oferece apoio e acompanhamento à pesquisa sobre a obra de José Lins do Rego e realiza exposições temporárias, conforme calendário cultural. Foi inaugurado em 19 de março de 1985.


Ascom


0 comentários:

Postar um comentário