Apesar de índice apontar melhora na educação, ritmo é mais lento no ensino médio


ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA
ANTÔNIO GOIS
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A qualidade da educação no Brasil melhorou nos últimos dois anos, principalmente no ensino fundamental. No nível médio, no entanto, o avanço continua tímido. É o que mostra o Ideb(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira.

O indicador é calculado a partir da taxa de aprovação dos alunos brasileiros e do desempenho deles em português e matemática.
O maior salto ocorreu no ensino fundamental: na 4ª série, a nota passou de 4,2 para 4,6; na 8ª, de 3,8 para 4. Já no ensino médio, o ritmo é mais lento: a média passou de apenas 3,5 para 3,6. A escala vai de zero a dez.
O ministro Fernando Haddad afirmou que o ritmo mais lento no ensino médio se deve ao fato de que os alunos que estão nessa etapa atualmente ingressaram na escola quando a qualidade era pior.
A meta do país é, em 2022, chegar às notas 6 para a 4ª série, 5,5 para a 8ª e 5,2 para o ensino médio. Com isso, de acordo com o Ministério da Educação, o Brasil chegaria a patamar semelhante ao dos países desenvolvidos.

0 comentários:

Postar um comentário