Cerca de 100 cidades da Paraíba sofrem sem água



Pelo menos 100 municípios paraibanos estão sofrendo por falta de água e sendo abastecidos por carros pipa do Exército Brasileiro. Ontem, a Defesa Civil do Estado encaminhou ofícios aos prefeitos das cidades atingidas orientando como devem proceder para solicitar o serviço diretamente em Brasília, agilizando a chegada da água e evitando que o abastecimento seja suspenso por falhas burocráticas. A Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente revelou que grandes obras de abastecimento de água estão sendo concluídas e, a partir do mês de setembro, dois milhões de paraibanos estarão imunes à seca.

De acordo com o gerente executivo da Defesa Civil da Paraíba, coronel Sinval Pinheiro Borges, as regiões que mais sofrem com o problema são o Sertão e Cariri, e a que está mais livre do problema é o Litoral do Estado. Segundo ele, as causas dessa falta de água já são bem conhecidas: pouca chuva e falta de reservatórios suficientes para garantir o abastecimento da população.

“Tem município que precisa de carro pipa os 12 meses do ano. Às vezes até chove consideravelmente nas cidades do interior, mas aí não tem reservatório para guardar essa água do período chuvoso. Outro problema é que, quando tem uma barragem, não tem um sistema de abastecimento e a água não chega a três quilômetros de distância do local de origem. O que está mudando a situação são as adutoras que estão sendo construídas”, esclareceu o gerente executivo da Defesa Civil do Estado.


O Cabaré com Jornal Correio 

0 comentários:

Postar um comentário