DA ASSOCIATED PRESS

Autoridades do Equador apreenderam, na área próxima à fronteira com a Colômbia, um submarino de 33 metros de comprimento que seria usado para o transporte de drogas.

"É o primeiro submarino totalmente funcional e submergível para viagens transoceânicas que já achamos", disse Jay Bergman, diretor da Administração de Combate às Drogas da região.

Soldados ao redor de submarino apreendido na fronteira, que seria usado para transportar drogas

Até agora, as embarcações encontradas em alto mar ou em portos clandestinos, construídas para transportar cocaína no Pacífico, eram semi submergíveis. Em geral, tais embarcações carregam drogas da América Central e do México para os Estados Unidos.

Segundo a polícia equatoriana, a embarcação tem capacidade para transportar dez toneladas de carga e seis tripulantes. Engenheiros náuticos dos EUA irão analisar o submarino nos próximos dias para determinar sua dinâmica.

Segundo Bergman, um homem foi preso durante a apreensão, o que pode ajudar a polícia a descobrir quem construiu o submarino e quanto tempo levou a construção.

Autoridades agora investigam que organização ligada ao narcotráfico pode ser responsável. Vários grupos armados ilegais operam na região, entre eles as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), cuja principal fonte de renda atualmente é o narcotráfico.

O comandante das operações da Marinha colombiana para o Pacífico, Hernando Will, disse à Associated Press que 22 submarinos semi-submergíveis foram apreendidos na costa no ano passado, mas apenas um neste ano.


0 comentários:

Postar um comentário