Polícia Militar de SP apreende R$ 570 mil com criminosos

MARIO CESAR CARVALHO
ANDRÉ CARAMANTE

DE SÃO PAULO

A Polícia Militar prendeu ontem (7) oito supostos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), a facção criminosa que domina o tráfico no Estado de São Paulo e controla parte das prisões.

A operação envolveu 50 homens da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e resultou numa morte. Um dos presos é Alessandro Pereira da Cunha, conhecido como Baiano e apontado pela polícia como uma espécie de gerente do PCC na zona leste de São Paulo.

Danilo Verpa/Folhapress
Imagem mostra parte do dinheiro encontrado em casa da zona leste de SP; polícia prende suspeitos de pertencer ap PCC
Imagem mostra parte do dinheiro encontrado em casa da zona leste de SP; polícia prende suspeitos de pertencer ap PCC
Na gíria da facção, Cunha é chamado de "cofre", por ser responsável por guardar o dinheiro arrecadado com o tráfico de drogas. Cunha, de acordo com a polícia, já havia cumprido pena por homicídio. A polícia apreendeu R$ 570 mil, 4 quilos de cocaína e 4 tabletes de maconha.

"Pelo volume de dinheiro apreendido, Baiano é uma pessoa importante no crime organizado, um dos principais arrecadadores da zona leste", disse à FolhaAntonio Ferreira Pinto, secretário de Segurança de São Paulo.

O dinheiro seria usado para comprar drogas, segundo o secretário. Um dos presos era o encarregado de adquirir cocaína e maconha para abastecer pontos de tráfico na região de Itaquera, Guaianases e Ipiranga.

A investigação começou há três meses e foi conduzida pelo Gaeco, grupo do Ministério Público que atua contra o crime organizado. Os pontos de venda foram monitorados pelo serviço reservado da própria Rota.

Segundo o tenente-coronel Paulo Adriano Lopes Telhada, comandante da Rota, Rodrigo Santos Cunha, 25, irmão de Baiano, foi morto durante uma troca de tiros com uma equipe de PMs que tentava prendê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário