Computador feito para rodar games na TV é apresentado na CES


Depois de muita especulação, o computador da Valve, voltado para games e feito para funcionar com a TV, foi apresentado na CES 2013 sob o codinome de Piston.

A empresa Xi3 produz o dispositivo da criadora de séries de games como "Half-Life" (que deu origem a "Counter-Strike") e "Portal", antes apelidado de Steam Box.

Divulgação
X7A, computador da Xi3 que servirá de base para o Piston, PC da Valve feito para rodar videogames em TVs
X7A, computador da Xi3 que servirá de base para o Piston, PC da Valve feito para rodar videogames em TVs

O Piston vai oferecer 1 Tbyte de armazenamento interno e será otimizado para rodar o Steam, plataforma de distribuição digital de jogos com mais de 50 milhões de contas ativas no mundo, em telas de alta definição. O dispositivo terá oito portas USB.

Jason Sullivan, fundador e executivo-chefe da Xi3, disse que o Piston "excede a capacidade dos consoles da atual geração e cabe na palma da mão". O objetivo da Valve é brigar por um espaço na sala com consoles de videogames e outros aparelhos que funcionam como centrais de entretenimento.

Especificações do "Computer Game System", como o Piston é chamado pela Xi3, não foram reveladas. O que se sabe é ele é baseado no computador X7A da companhia, que é equipado com um chip de núcleo quádruplo de 3.2 GHz, suporta até 8 Gbytes de RAM e custa US$ 999. A carcaça será do mesmo formato, mas cor diferente --o cinza-chumbo característico da Valve.

O PC de entrada da Xi3, o X5A, com especificações um pouco mais modestas, custa a partir de US$ 499. Segundo Sullivan, o hardware do Piston poderá ser atualizado por módulos, conforme a vontade do proprietário --como colocar apenas mais memória RAM, por exemplo.

O sistema da caixinha também não foi revelado, mas não será uma surpresa se Gabe Newell, fundador da Valve, optar pelo Linux, mesmo sistema do X7A e X5A.

Newell disse no ano passado que o Windows 8 é uma "catástrofe para os games" e que planeja lançar mais de 2.000 jogos para o Linux.

A Valve anunciou, em 2012, a intenção de produzir periféricos para PCs como mouses e teclados e a empresa também trabalha em um novo motor gráfico para games da nova geração.

Caverna com a folha 

0 comentários:

Postar um comentário