Falta de tempo não é desculpa', diz paraibana com redação 920 no Enem

Percorrer três cidades, fazer um curso técnico, trabalhar e estudar, tudo isso em um único dia. Esta foi a rotina da estudante Thayonara Mariana da Silva, de 17 anos, que atingiu 920 pontos na prova de redação do Enem. Ela está em busca da aprovação no curso de Ciências Biológicas em uma Universidade Federal. Com a longa jornada diária, ela confessa que aprendeu que falta de tempo não pode ser desculpa para não se sair bem na prova. "É preciso conseguir um horário para ler e também acreditar em si mesmo”, disse a estudante.


Em 2014, Thayonara cursou no turno da noite o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Maria Honorina Santiago, no município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. No entanto, para chegar à escola, ela precisava antes acordar às 5h30, para ir até a cidade de Bayeux, onde fazia uma curso técnico de administração, de lá partir para trabalhar em João Pessoa à tarde, e só depois de tudo isso voltar à sua cidade natal para assistir às aulas. "Ah, eu jantava dentro da sala de aula mesmo para não perder tempo. Comia sempre uma coxinha, um pastel, uma pipoca", comentou Thayonra.


E, além de toda a dificuldade de locomoção diária, ela conta que outro desafio precisou ser vencido durante sua preparação escolar: a qualidade de ensino. Segundo ela, na escola em que estudava não havia ajuda suficiente. Ao contrário, apenas professores e funcionários desmotivados e que a desmotivavam também.

Embora a situação da maioria dos educadores fosse assim, houve quem fugisse à regra. A estudante ressaltou que foi justamente a professora de redação da escola, conhecida como Lucélia, que fez toda a diferença. "Ela me fazia treinar muito gramática, interpretação, passava assuntos para que durante o final de semana eu pudesse desenvolver textos em casa, me motivava e foi fundamental para a conquista da minha nota", explicou.

Nos finais de semana, ela não trabalhava nem fazia o curso técnico. Com isto, aproveitava para estudar mais. A estudante escolheu sacrificar os finais de semana que seriam para descansar e ir à praia para treinar sua redação e aprofundar os conhecimentos em outras áreas.”Sacrifiquei festas e saídas, mas valeu a pena”, contou. Ela ainda lembra com orgulho que chegava a escrever uma média de cinco textos durante a semana, mas durante o sábado e o domingo continuava a ler e escrever.

Pra conseguir alcançar uma boa nota, Thayonara recomenda que os estudassem levem mais a sério o Enem e leiam mais. Ela ainda contou que, na sua opinião, "a internet ajuda muito na aprendizagem, mas as redes sociais não, pois roubam muito a atenção, e que as pessoas devem ter cuidado com isso".

O cabaré com G1

0 comentários:

Postar um comentário