Painel mostra previsão de chegada de ônibus em universidade da Paraíba

Equipamento também informa se veículo possui acessibilidade.Empresa possui serviço online pelo navegador ou aplicativo para celular.

Um painel instalado no refeitório do campus do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na cidade de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, mostra a previsão da chegada dos ônibus no ponto que fica em frente ao prédio. De acordo com a empresa que presta serviços de transporte coletivo entre as cidades de Santa Rita e João Pessoa, a instalação permite que os usuários saibam exatamente qual o horário que o ônibus vai chegar na parada sem precisar sair do prédio com antecedência.

De acordo com Luiz Carlos André, gerente operacional da empresa, o painel funciona 24 horas por dia, e a margem de erro entre o horário da previsão e a chegada real do ônibus é de um minuto para mais ou para menos. “O painel instalado é semelhante aos que existem em aeroportos. No nosso caso, ele mostra quais os ônibus que param no ponto do campus e quanto tempo falta para eles chegarem no local. O equipamento também mostra qual o número do veículo e informa se ele é um modelo com acessibilidade ou não”, explicou.

Clique aqui para visualizar o serviço no seu computador ou baixar para o celular.

Além do painel, a empresa também disponibiliza um serviço online que mostra a rota dos ônibus e também a previsão de chegada dos coletivos em todas as paradas da rota. “Este serviço pode ser consultado pelos usuários através do navegador ou de um aplicativo para smartphones, e funciona em tempo real. Caso o ônibus fique preso no trânsito por algum motivo, o tempo de espera é atualizado automaticamente”, dise Luiz Carlos.

O painel e o serviço online funcionam através do sistema GPS, de acordo com o gerente operacional. “Todos os ônibus da frota estão equipados com um microchip que informa para a central a sua exata localização na cidade. Com essa informação, o sistema calcula o tempo que o veículo irá levar para chegar em cada parada e assim os usuários podem ver essa informação a partir de onde eles estiverem”, detalha.

Luiz Carlos explica que por enquanto o painel funciona apenas no campus da universidade, mas a meta da empresa é expandir o serviço para outras localidades. “Queremos instalar paineis semelhantes em outros lugares por onde passam as linhas. Com a infraestutura necessária, poderíamos até pensar em instalar este sistema em cada uma dos pontos de ônibus,” completou o gerente operacional.

o cabaré com G1

0 comentários:

Postar um comentário