Carta Endereçada Aqueles que Ouvem e Falam

Vemos que no livro primeiro da bíblia o gênesis que no princípio criou Deus os céus e a terra, e Segundo a bíblia a vida humana começou na terra com Adão e Ava, A palavra Adão, inicialmente, não era nome de gente. É uma palavra hebraica, adam, que significa ser humano, humanidade. Se a tradução da palavra é humanidade, como posso pensar que significa um homem só?A palavra Eva, também vem do hebraico, HaVVaH, que significa "mãe dos viventes". Esta palavra também está ligada ao verbo hebraico, HaYaH, que pode ser traduzido por "viver". E dessa união nasceram dois filho um chamado Caim e o outro Abel, também diz a bíblia que Caim matou Abel e fugiu para a terra de Node do lado oriental do Éden e conheceu a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz um filho chamado Enoque, e juntos edificaram uma cidade. Então pergunto: Como pode Caim ter tido esposa já que só havia Adão, Eva, Abel e o próprio Caim no mundo?

O homem como animal civilizado surgiu na terra cerca de 1 milhão de anos atrás, a primeira vida social distintamente humana apareceu entre a glaciação e a extinção significativa de muitas formas de vida.A terra testemunhou a aurora das primeiras- sociedades humanas verdadeiramente "civilizadas" cerca de 11 mil anos atrás. Este é um numero interessante, considerando que os mitos hindus e persas acreditaram que o mundo atual começou nessa época conhecido como época recente.

Vemos na historia da humanidade em varias cultura e tradições e um deus criador, criador de tudo e de todas as coisas, tais como Brama, Zoroastro, Ddin, deus, Shang Di, Zeus, Rá, Unkulunkulu, Tartaruga, Izanagi, Olurun, Quetzalcoatl, júpiter e etc...

Encontramos um exemplo desta crítica aos mitos no filósofo “Xenófanes”, que nasceu em aproximadamente 570 a.C. Segundo ele, os homens tinham criado os deuses à sua própria imagem: "Mas os mortais julgam que os deuses nasceram e têm aspecto exterior, voz e figura igual à sua... Os Etíopes imaginam os seus deuses negros e com o nariz chato, os Trácios, por sua vez, imaginam-nos ruivos e de olhos azuis... Se as vacas, os cavalos ou os leões tivessem mãos e pudessem pintar e criar obras como os homens, os cavalos pintariam os seus ídolos semelhantes a cavalos, as vacas semelhantes a vacas e criariam as figuras iguais a si."

Concluímos que o homem sente a necessidade de um deus e dos mitos que os cercam e descobrir sua origem a busca eterna de quem somos de onde viemos e para onde vamos, mas onde estar a verdade, nos muitos mitos e lendas ou a verdade esta dentro de cada um de nós. Talvez a verdade esteja em lideres religiosos que se dizem conhecedores da verdade absoluta “santos”. Mas eles me falam que isso não importa o que importa é a “Fé”. Uma fé cega! O que é a fé?

O homem é um animal domesticável e como todo animal é guiado por instintos. O filosofo Alemão Friedrich Nietzsche fala que a fé, é um fenômeno de consciência, uma auto-ilusão psicológica. Deus, Rá, Zeus, são necessários para á organização moral de um povo. Perguntam-me o que substitui a Bíblia como guia moral?Sei que muitas pessoas têm a Bíblia como o único guia moral e acreditam que somente nesse livro se encontra o verdadeiro e perfeito padrão de moralidade. Existem muitos preceitos bons, muitos provérbios sábios e muitas regras e leis excelentes na Bíblia – mas estão misturados com preceitos péssimos, provérbios tolos, regras absurdas e leis cruéis.

Porém, temos de nos lembrar que a Bíblia é uma coleção de muitos livros escritos durante séculos, e que representa e conta, em parte, o desenvolvimento e a história de um povo. Precisamos nos lembrar também que seus escritores tratam de uma ampla variedade de assuntos. Muitos desses escritores não têm nada a declarar sobre o certo e o errado, sobre o vício e a virtude.

O livro do Gênesis não contém nada sobre moralidade. Não há nele nenhuma linha calculada para iluminar o campo de nossa conduta. Ninguém pode chamar este livro de um guia moral. Ele constitui-sede mitos e milagres, de tradição e lendas.

A bíblia era verbalmente inspirada por Deus e que, portanto, era infalível e livre de erros. Por “verbete inspirada” queria se dizer que Deus, por intermédio do Espírito santo, esteve evolvido no processo de redação de tal forma que se poderia dizer que ele era o autor de cada palavra.Se Deus era o autor de cada palavra então a bíblia não podia conter erros .



Jason Moraes é Artista Plástico

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou um milagre ao contrário,
Talvez certo, mas contrariado,
Um inicio filanizado,
Completamente simplificado,
O avesso do lado errado,
Um verso escrito e não ditado,
Vivendo aqui no canto errado,
Jesus morreu triste, mas conformado,
Estou vivendo sem ser explicado,
De olhos abertos, enxergando só um cinza claro,
Mais que um dia vai ser lembrado.
E se não for, por que não passei de um simples papel rasgado. gata magra

Postar um comentário