OS DEZ MANDAMENTOS PARA O PLANTIO DE UMA MUDA
1. Escolha o local adequado e plante nas horas mais frias do dia, ate às 8 da manhã ou depois das 4 da tarde.
2. Abra uma cova quadrada com as dimensões de 40 x 40 x 40cm. Ao cavar, separa a terra retirada do solo da superfície, da terra do fundo da cova.

3. Faça a inversão do solo escavado, ou seja, ponha a terra da superfície no fundo da cova e vice-versa. Melhor seria misturar uma parte de estrume bem curtido com três partes da terra escavada e preencher o fundo da cova com esta mistura.
4. Retire a muda do saco plástico, rasgando o saco cuidadosamente e sem desfazer o torrão. Coloque na cova o torrão com a muda.
5. Complete o resto da cova com a terra que sobrou. Comprima um pouco a terra ao redor da muda.
6. Se for um local de muito vento, enterre uma vara firmemente junto a muda e amare-a suavemente com um cordão.
7. Irrigue bastante o solo com água após o plantio.
8. Acompanhe o crescimento da planta, eliminando brotações de ramos que possam aparecer nas partes interiores do caule, cortando-os, mas sem ferir ou abalar a plantinha.
9. Não descuide da irrigação durante os dois primeiros anos.
10. Trate a árvore com carinho; ela lhe dará oxigênio, sombra, frutos, reduzindo os ruídos e a erosão do solo, e o verdes das folhas dará tranqüilidade a seus olhos e esfriará o clima.
SELEÇÃO DAS MUDAS E DO LOCAL PARA O PLANTIO
a) Escolha a muda adequada para a finalidade desejada (sombreamento ou produção de frutos) e para o local apropriado (considere a aspecto de crescimento da planta e a proximidade à construção e rede elétrica). Talvez seja necessário o plantio da muda numa cova circundada por um cilindro de concreto enterrado no solo, que evitaria a expansão das raízes á superfície do solo. Com relação às árvores sob a rede elétrica, em geral qualquer uma precisa ser podada, pelo menos anualmente, procurando-se dar uma conformação à copa de acordo com sua finalidade (árvore de sombreamento deve ter a copa semelhante a um guarda- chuva) e sempre se evitando que alcance os fios.b) As mudas em sacos plásticos são as melhores para serem transportadas. Selecione uma que não esteja bifurcada e cujo caule esteja ereto e bem formado.
c) É importante que áreas anteriores cobertas por vegetações com árvores, como as matas ciliares (nas margens de rios e riachos), sejam reconstituídas, de preferência com espécies da flora original.
d) Consulte um órgão governamental que lide com arborização, como a Prefeitura Municipal, IBAMA e ONG.
CORTESIA DO CLUBE DOS DEFENSORES E AMIGOS DA NATUREZA - CDAN
Presidente: José de Arimatéia é Biólogo e pós-graduado em Auditoria Ambiental
1 comentários:
eu tenho uma orquidea massa, fora as praias.
Postar um comentário