"Má execução do projeto ou efeito natural do tempo?" Com essa indagação a Jornalista Edilane Araújo fez a chamada da matéria exibida no JP2ª Edição, na TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo) sobre as rachaduras espalhadas por toda parte na Estação Ciência, Cultura e Artes. “O Mais novo cartão postal de João Pessoa apresenta falhas na estrutura. Fissuras se espalham pela Estação Cabo Branco, obra que custou mais de 30 milhões de reais” sentenciou Edilane Araújo, comprovando a denúncia que o Clickpb e A Fonte é noticia fez na última quinta-feira na matéria intitulada “SONRISAL: Infiltrações e rachaduras ameaçam estrutura da Estação Ciência, Cultura e Artes”. N a Fonte é notícia; ESTAÇÃO SONRISAL: Infiltrações e rachaduras ameaçam estrutura da Estação Ciência.
A reportagem conduzida por Rejane Negreiros levou para Estação Ciência o Engenheiro e Professor da UFPB Normando Perazzo que é Doutor em Mecânica Aplicada a Estruturas (Université Pierre Et Marie Curie, Paris) que deu sua opinião após analisar as rachaduras. “Agente ver um painel deste muito grande sem nenhuma junta de dilatação que permita a acomodação do material. Então é muito difícil controlar a retração do cimento, da argamassa em um painel tão grande como este” analisou o Doutor em Mecânica Aplicada a Estruturas e professor do curso de Engenharia da UFPB.
Outro detalhe crítico que chamou a atenção do Doutor em Mecânica Aplicada a Estruturas e professor do curso de Engenharia da UFPB, comprova que houve falha na execução do projeto que obrigará a Via Engenharia e a prefeitura de João Pessoa refazer parte da obra. “Falta de um projeto de pavimentação bem feito onde se colocasse as juntas adequadas nas posições adequadas” declarou Doutor Normando Perrazo.
Doutor Normando Perazzo - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Mecânica Aplicada Às Estruturas - Université Pierre Et Marie Curie, Paris (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Consultor nas áreas de Engenharia Estrutural, Construção Civil, Materiais de Construção. Desenvolve pesquisas sobre materiais de construção convencionais e não convencionais (terra crua, bambu, fibras vegetais,resíduos) Realiza projeto de pesquisa para Petrobrás sobre Concreto Refratário dentro da área de Concretos Refratários e Pastas de Sedimentação de Postos de Petróleo..
Disciplinas ministradas pelo Doutor Perazzo: Resistência dos Materiais, Estabilidade das Construções, Concreto Armado, Concreto Protendido, Análise Avançada das Estruturas, Materiais de Construção, Mecânica Geral, Teoria das Estruturas.
Não só especialistas ficaram impressionados com as rachaduras desta obra que é considerada pelo prefeito Ricardo Coutinho um marco do investimento público da Paraíba nos últimos trintas anos e que consumiu quase 35 milhões de reais – superior em mais de três vezes do valor estimado no projeto inicial, que previa custo de R$ 12 milhões. O turista entrevistado pela reportagem da TV Cabo Branco/Rede Globo, Alberto Farias ficou impressionado com as rachaduras, “Agente percebe que existe uma degradação de uma estrutura tão recente”. Disse Alberto Farias. 
ASSISTA AQUI O REPORTAGEM EXIBIDA NO JPB2ª EDIÇÃO DESTE SÁBADO NA TV CABO BRANCO/REDE GLOBO
Reportagem: Clilson Junior
fonte e noticia
0 comentários:
Postar um comentário