Furacão Bill no Atlântico alcança a categoria quatro


MIAMI, EUA — O furacão Bill, primeiro da temporada de 2009 no Atlântico, alcançou a categoria quatro, de grande poder destruidor, nesta quarta-feira com ventos de 215 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Às 9H00 GMT (6H00 de Brasília), o olho do Bill estava 740 km ao leste das Antilhas Menores e avançava a 26 km/h em direção oeste-noroeste.

"Bill é um furacão de categoria quatro na escala Saffir-Simpson. Um fortalecimento adicional é esperado nas próximas 24 horas", afirma um comunicado do NHC.

Os furacões maiores são aqueles cujos ventos atingem a categoria 3 (mais de 178 km/h) ou mais na escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos vientos e vai até 5 (ventos acima de 251 km/h).

Em sua trajetória, Bill não atingiria nenhum país do Caribe. Nos próximos dias deve girar para o norte em direção às ilhas Bermudas e à costa americana.

A partir de quinta-feira, um grande fluxo de ondas associado ao Bill afetará as ilhas do nordeste do mar do Caribe. Na sexta-feira e sábado deve atingir a costa de Bermudas e parte do sudeste da costa americana, segundo o NHC.

AFP

0 comentários:

Postar um comentário