Vaticano deve investigar pedofilia em escola para surdos-mudos na Itália


da Ansa

As denúncias de pedofilia feitas por 67 alunos do católico Instituto Antonio Provolo para a Educação dos Surdos-Mudos, na cidade italiana de Verona, serão investigadas pela Congregação para a Doutrina da Fé.

O inquérito canônico sobre os crimes, ocorridos há 30 anos e divulgados no início de 2009 por uma associação de familiares, foi anunciado pelo porta-voz da Cúria de Verona, Bruno Fasani.

Segundo ele, a decisão da congregação vaticana responde às recentes disposições do papa Bento 16 de confrontar os padres católicos com o objetivo de acelerar os processos.

A diocese de Verona já tinha confirmado os casos de abuso sexual e começado procedimentos para afastar os responsáveis pelos crimes, incluindo a expulsão dos suspeitos dos crimes mais recentes, ocorridos nos primeiros anos da década de 1990.

O juizado de investigações preliminares de Verona deve se pronunciar até 9 de junho sobre a oposição ao arquivamento do caso --apresentada pela associação de familiares contra o bispo Giuseppe Zenti.

Em um primeiro momento, o bispo havia rejeitado as acusações de pedofilia, atribuindo-lhes um interesse econômico em relação aos bens da congregação Companhia de Maria, responsável pela gestão do Instituto Antonio Provolo.

0 comentários:

Postar um comentário