Empolgado, Chávez chama Morales e Fidel a copiar seu sucesso no Twitter


FLÁVIA MARREIRO
de Caracas

Neoentusiasta do Twitter, o presidente Hugo Chávez convidou nesta quinta-feira "todos os revolucionários" a usar a ferramenta na qual ele estreou com êxito na terça-feira. Pediu ao presidente boliviano, Evo Morales, e ao ex-ditador de Cuba Fidel Castro que façam da internet a nova trincheira da "batalha das ideias" em nome do socialismo.

"Alguém dizia que Chávez é capitalista porque usa essa arma capitalista. Isso não é capitalista nem anticapitalista, depende do uso", ensinou Chávez, empunhando seu BlackBerry. "Informaram-me que [meu Twitter] foi uma explosão. Aqui está minha arma secreta."

Até a noite desta quinta, o presidente venezuelano contava com mais de 105 mil seguidores. A projeção do site twittercounter, chancelado pelo Twitter, é que ele alcance 820 mil adeptos em 30 dias, ultrapassando assim a TV opositora Globovisión, dona do microblog mais popular da Venezuela, com cerca de 220 mil conectados.

O tuiteiro Chávez segue apenas cinco pessoas --uma delas o próprio Fidel, que antes do venezuelano já fazia uso da rede, "postando" suas "reflexões" no site estatal cubadebate.cu. O microblog do cubano traz links para esses textos.

Segundo a consultoria venezuelana Tendencias Digitais, 30% dos venezuelanos são usuários de internet --metade deles em cibercafés do Estado e privados--, 70% desse universo está no Facebook. Não desprezíveis 4% são "tuiteiros", essa última plataforma dominada pela oposição. Chávez, porém, garantiu ontem que "99%" das mensagens que recebeu foram positivas.

A ofensiva on-line do presidente venezuelano --o mais midiático da região, com programa de TV e frequentes e controversas longas cadeias nacionais de rádio e TV-- já inspirou os humoristas. O jornal econômico "El Mundo" publicou charge na qual o presidente, que faz longos discursos transmitidos pela TV, de até cinco horas, reclama da limitação de 140 caracteres por post. "Não chefe, não dá para ordenar cadeia [nacional no Twitter]", diz um auxilar ao presidente. "Maldito império", responde Chávez.

0 comentários:

Postar um comentário