Gravação revela diálogo da secretária de Comunicação do Estado negociando pesquisa eleitoral e assegurando que gabinete paga pelo material

Lena Guimarães: diálogo intrigante sobre pesquisas eleitorais

Lena Guimarães: diálogo intrigante sobre pesquisas eleitorais

EXCLUSIVO - O signatário deste blog teve acesso a um material que é um verdadeiro retrato do que acontece nos bastidores dos gabinetes do governo José Maranhão III.
 
Os leitores vão poder ouvir abaixo a gravação de uma conversa reservada entre a secretária de Comunicação do Estado, a competente jornalista Lena Guimarães, e dois homens supostamente donos ou representantes de instituto de pesquisa, revelando diálogos que supõem negociação de pesquisa favorável ao governador e pagamento via gabinete.
 
Na conversa, gravada provavelmente em ambiente comum à secretária, os homens tentam se justificar por suposto vazamento de pesquisa. Lena Guimarães faz cobranças e diz coisas como “todo mundo paga né, mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta”.
 
Entre outras coisas, a secretária também diz “...é mais o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando”.
 
O diálogo em áudio de pouco mais de seis minutos que o blog teve acesso não diz 
claramente de instituto e de que pesquisas Lena e os dois homens estão falando. O conteúdo, no entanto, é intrigante. No geral, dá a impressão que os homens estão tentando explicar que a pesquisa vazou com números errados.
 
A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, eu não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo”, diz um dos homens ao final da conversa.
 
O teor do diálogo é tão significativo que um dos homens chega a falar em necessidade de manter a credibilidade do instituto que representam. “...checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretário, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão. Eu conversei com ele”, diz um dos homens no início da gravação.
 
Em determinando momento eles falam do O Norte. Em outro, em Anderson da Signo, principal agência de Comunicação do governo.
 
 “Agora pra senhora ver o nosso ímpeto compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que apresentada. Nós exigimos (interrompido)...”
 
Este ano, já foram divulgadas pesquisas eleitorais. Duas delas pelo Sistema Correio da Paraíba: uma pelo Instituto Consult, de propriedade de Paulo de Tarso, e outra pelo Vox Populi. Ambas dão vantagem ao governador José Maranhão.
 
O Diários Associados chegou a registrar uma pesquisa, mas não publicou.
 
O diálogo registrado no áudio não permite que a história seja contada com começo, meio e fim. Mas, em razão da clareza das falas, exige uma explicação da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães. O signatário deste blog estará enviando pessoalmente pedido de explicações do diálogo que os leitores passarão a ouvir ao clicar no áudio abaixo.
 
No final, disponibilizamos a degravação do diálogo para facilitar o acompanhamento.
 
 
 
 Degravação:
 
Homem – ...checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então, a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretária, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão. Eu conversei com ele.
 
Lena  mas olha o que eu to querendo dizer (interrompida)
 
Homem – Eu não sei de onde veio essa que apresentaram aí sobre o protocolo.
 
Lena – O que eu sei é que gato escaldado tem medo de água (rs).
 
Homem – ta certo, ta certo.
 
Lena – Todo mundo paga né? Mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta.
 
Homem – Na sexta-feira não.
 
Lena – Mas vocês sabem que eu sou secretária de Estado, não é?
 
Homem - Mas ái fique tranqüila. Diante disso nós vamos fazer o seguinte: Vamos dizer ao Norte que traga as pessoas de fora, que traga as pessoas de Minas ou de Brasília para poder fazer isso aqui pra poder fazer a pesquisa.
Mas aí uma conversa de gabinete, eu me reservo (interrompe)...
 
Lena – Todos com certeza são funcionários daqui.
 
Homem – Agora pra senhora ver o nosso ímpeto, compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que foi apresentada. Nós exigimos (interrompendo)...
 
Lena – é a que está repercutindo...
 
Homem – pois é, aí nossa credibilidade vai pro Brejo, secretária.
 
Homem 2 – a de hoje não vale nada!
 
Homem – como é que eu registro uma campanha (interrompido)...
 
Lena – é mas o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando.
 
Homem - Pois é. Graças a Deus. A cidade de Campina aprovou. Já pensou? Eu registro essa pesquisa e não publico. Eu fiquei chateado quando vi porque não tem nada a ver com essa pesquisa que foi apresentada.
 
Homem – realmente eu não olhei essa pesquisa.
 
Homem 2 – Secretária, então é gente “mal cantada”. Porque entrei em contato lá, me passaram tudo certinho, não foi isso?
 
Homem – Ta, realmente. Registrou em cartório, autentico.
 
Homem - Olha só amigo eu não tive acesso a pesquisa.
 
Homem – Mas vazou né?
 
Homem – Ninguém teve. Eu, o presidente e o pessoal do Instituto de Pesquisa.
 
Homem 2 – E Adelton que trabalha na Signo Comunicação?
 
Homem – Ninguém teve acesso...
 
Homem 2- e como é que apareceu essa pesquisa na mão do Anderson? Como é que pode?
 
Lena – O governador ficou puto, porque não era ele o alvo, mas indiretamente era.
 
Homem 2 - Não era o quê?
 
Homem – Não era ele o alvo.
 
Lenta – Era o cenário.
 
Homem 2 - Sim, sim, era o cenário de Campina. Entendi, entendi. Exatamente.
 
Dificuldades de degravação...continua
 
Homem 2 - A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, em não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo.
 
Lena – Eu acho...
 
Homem – Eu não quero perder. Conto com o seu apoio...
 
Lena- Você me confundiu com uma velha...eu sou uma velha (risos)?. Meu nome é Lena...
 
Homem – Então, Lena...
 
 
ESCUTE A CONVERSA ABAIXO
 
Luís Tôrres

0 comentários:

Postar um comentário