Otan desafia Rússia e diz que manterá armas nucleares na Europa


da Reportagem Local

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) afirmou nesta quinta-feira que manterá seu arsenal nuclear na Europa, considerado parte essencial de sua defesa.

Em recado à Rússia, que se opõe publicamente ao crescimento da Otan nos seus arredores, a aliança atlântica afirmou que gostaria que Moscou retirasse seu arsenal de perto das nações-membros como gesto de confiança, caso ela venha a retirar seu arsenal do continente.

Os ministros de Relações Exteriores dos países da Otan começam esta noite o debate sobre o futuro da política nuclear de defesa da organização, pouco após a Cúpula de Segurança Nuclear nos EUA determinar um compromisso global pela segurança de material nuclear e de Washington e Moscou assinaram acordo para maior redução de seus arsenais nucleares.

O secretário-geral da aliança, Anders Fogh Rasmussen, disse, em entrevista coletiva que a Otan deve fazer o que puder dentro de um "compromisso ativo" para apoiar os esforços internacionais a favor do desarmamento --mas que é favorável à manutenção das armas táticas.

Cinco países da aliança (Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Noruega) convocaram o debate para a retirada das armas nucleares americanas armazenadas no continente. A ideia é que a Otan dispõe de armamento atômico estratégico dos EUA e Reino Unido, enquanto outro Estado-membro, a França, possui armas nucleares, mas que não estão incorporadas à estrutura militar aliada.

Os Estados Unidos preferem, primeiro, negociar uma retirada paralela de numerosas armas táticas russas com Moscou, em seguida ao tratado Start 2 recentemente concluído sobre a redução dos armamentos estratégicos dos dois países.

Em discurso preparado para o evento, a secretária de Estado, Hillary Clinton, afirma que "enquanto as armas nucleares existirem, a Otan permanecerá como uma aliança nuclear". "Como uma aliança nuclear, dividir riscos e responsabilidades nucleares é essencial", dirá.

Não é o caso de retirar unilateralmente as 240 bombas, próprias para serem lançadas de aviões, que estão em cinco países (Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália e Turquia), defendem alguns aliados --mesmo porque estes engenhos são considerados ultrapassados 20 anos após o fim da Guerra Fria.

Outras nações da Europa Oriental e Central defendem sua retirada porque simbolizam, para eles, o guarda-chuva atômico americano, comentou um diplomata europeu.

O chefe da diplomacia alemã, Guido Westerwelle, partidário declarado de uma retirada das bombas atômicas de seu país, afirmou em Tallinn "que já era tempo de fazer avançar o desarmamento, aí compreendido o nuclear".

A versão final do documento, que não apresenta modificações profundas desde 1999, deverá, depois, ser submetido a uma reunião de cúpula da Otan no final de novembro, em Lisboa.

Reforma

Rasmussen explicou que, durante a primeira sessão da reunião de dois dias na capital da Estônia, recebeu o forte apoio ministerial a várias ideias que apresentou para conseguir "profundas reformas" na organização, para uma melhor gestão dos recursos.

Rasmussen insistiu na urgência de mudanças profundas na Otan. Segundo ele, a aliança "tem uma estrutura de quartéis-generais própria da Guerra Fria que já não pode ser permitida".

"Nossa sede é um paraíso para as pessoas que gostem de comitês, mas eu não sou uma delas e tenho certeza que podemos agilizar as coisas nesta área", disse Rasmussen.

A ideia é apoiada por França e o Reino Unido, segundo diplomata europeu.

Com agências internacionais

0 comentários:

Postar um comentário