Paquistão: explosões perto de consulado dos EUA matam três



Bomba no Paquistão
Uma das explosões em Peshawar foi perto do consulado americano
Pelo menos três pessoas foram mortas em uma série de poderosas explosões que sacudiu a cidade de Peshawar, no oeste do Paquistão, em área próxima ao consulado americano nesta segunda-feira.
Testemunhas dizem que podiam ver colunas de fumaça sobre a cidade e que alguns prédios desabaram.
Forças de segurança trocaram tiros com supostos militantes após as explosões.
O correspondente da BBC na capital do Paquistão, Islamabad, Alistair Leithead, disse que o clima é de caos e não se sabe ao certo o número de mortos ou feridos.
Segundo Leithead, se for confirmado que o ataque foi contra o consulado dos Estados Unidos, este teria sido o primeiro ataque em mais de quatro anos contra um alvo especificamente americano no país .
Ato público
Mais cedo, pelo menos 25 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado a bomba suicida em uma manifestação no distrito de Lower Dir, no noroeste do Paquistão.
Funcionários dos serviços de emergência ainda estão procurando mais vítimas sob os escombros.
A manifestação, que tinha reunido centenas de pessoas, foi organizado pelo Partido Nacional Awami, de tendência nacionalista e secular e que se opõe fortemente ao Talebã e a outros militantes islamistas.
Dezenas de líderes locais foram mortos por militantes durante os dois anos em que o Talebã controlou os distritos de Swat, Dir e Buner, até que, no ano passado, forças do governo retomaram o controle da região.

BBCbrasil

0 comentários:

Postar um comentário