Presidente das Filipinas nomeia manicure para cargo de alto escalão


da France Presse

A presidente filipina Gloria Macapal Arroyo designou Anita Carpon, sua própria manicure, para um cargo bem remunerado em uma agência governamental de Habitação, uma decisão criticada pelo candidato favorito às eleições presidenciais por considerá-la própria de uma política do "clientelismo".

Carpon foi nomeada no conselho de administração de uma agência responsável por financiar as casas dos funcionários, anunciou Gary Olivar, porta-voz da Presidência.

Ela receberá um salário mensal equivalente a US$ 2.900 [R$ 5.100], o dobro do que recebe a presidente Arroyo, segundo a imprensa.

A nomeação foi muito criticada pelo candidato favorito às eleições presidenciais de 10 de maio, Benigno Aquino, filho da ex-presidente Corazón Aquino.

"Acentua a cultura do clientelismo político no país ao nomear as pessoas que são leais para postos delicados sem preocupação com a qualificação", disse Butch Abad, diretor da campanha de Aquino.

Histórico

A presidente já causou polêmica antes ao nomear seu jardineiro para gerenciar o parque Luneta, o maior de Manila, e seu dentisa para dirigir a comissão encarregada de conceder licenças de atuação a esses profissionais.

O porta-voz Olivar respondeu às críticas dizendo que o governo "não quer que as pessoas digam que os jardineiros e manicures não merecem postos no governo. Os cidadãos comuns também precisam ser representados".

O mandato de Arroyo termina em 30 de junho e o líder da oposição, Benigno Aquino, tem prometido como uma das metas em sua campanha acabar com a corrupção no governo atual.

0 comentários:

Postar um comentário