Reino Unido pede desculpas por sugerir que papa lance marca de camisinha


da Associated Press, em Londres (Reino Unido)

O Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido divulgou neste domingo um pedido de desculpas ao papa Bento 16 por um memorando interno no qual funcionários faziam piada sobre a visita do pontífice ao país. No memorando, eles sugeriam que o papa poderia aproveitar a viagem de quatro dias, prevista para setembro, e lançar uma linha de camisinhas, abrir uma clínica antiaborto ou cantar em dueto com a rainha Elizabeth 2ª.

O documento, que teve trechos publicados pelo "Sunday Telegraph", também propunha que o papa poderia abençoar um casamento gay e reconhecer o escândalo de pedofilia na Igreja Católica estabelecendo uma linha telefônica de denúncias para as crianças vítimas dos abusos ou honrar aqueles que denunciaram os abusos.

Funcionários de baixo escalão escreveram o memorando depois de uma reunião destinada a discutir ideias para a visita do papa ao Reino Unido, a primeira do líder da Igreja Católica desde João Paulo 2º, em 1982.

Apesar de algumas sugestões incluírem conselhos ao governo britânico sobre como citar o escândalo de pedofilia, o ministério condenou muitas das propostas como "desrespeitosas".
O embaixador britânico no Vaticano, Francis Campbell, se reuniu com funcionários do papa para entregar o pedido formal de desculpas.

Segundo o ministério, um dos indivíduos responsáveis pelo memorando foi transferido de função.

"O Ministério de Relações Exteriores lamenta muito este incidente e está muito arrependido pela ofensa que ele causou", disse o ministério, em comunicado. "Nós valorizamos muito a relação próxima e produtiva entre o Reino Unido e o Vaticano e esperamos aprofundar esta relação com a visita do papa Bento 16 ao Reino Unido".

O documento apresentava ainda uma lista de pessoas que poderiam ter um papel influente durante a visita ou ao comentá-la --como a cantora escocesa Susan Boyle, que seria mais importante do que o arcebispo de Westminster, Vincent Nichols, o chefe da Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales.

Uma nota de acompanhamento reconheceu que muitas das ideias contidas no memorando foram extremas. "Estas não devem ser compartilhadas externamente", diz a nota, acrescentando que as ideias são produto de uma reunião que levou em consideração até mesmo a mais inverosímil das ideias.

O porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, disse que o pedido de desculpas foi recebido através da embaixada da Santa Sé. "Eles forneceram todas as explicações e não há nada a acrescentar".

Durante sua visita a Escócia ea Inglaterra, o papa Bento 16 deve discursar em Londres, assistir a um culto ecumênico na Abadia de Westminster e realizar uma missa pública no Parque Bellahouston, em Glasgow.

0 comentários:

Postar um comentário