Após ação frustrada em NY, Hillary adverte Paquistão contra terror

da France Presse, em Washington
da Reportagem Local

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que o Paquistão foi advertido de que se uma ação terrorista como a evitada em Nova York na semana passada tiver sucesso e a origem for o país, "ocorrerão consequências muito severas".

Hillary disse que o Paquistão aumentou a cooperação na guerra contra o terrorismo, mas acrescentou que Washington ainda espera mais.

"Deixamos claro que se --Deus não permita-- um ataque tiver sucesso e a origem for o Paquistão, acontecerão consequências muito severas", disse ela ao programa "60 Minutes", da rede de TV CBS, segundo trechos divulgados pela emissora.

A entrevista completa será exibida neste domingo.

Ontem, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o país quer e espera mais do Paquistão no combate a insurgentes e estão prontos para oferecer mais apoio a Islamabad se necessário, disseram nesta sexta-feira dois altos membros do governo de Barack Obama.

O Taleban do Paquistão assumiu a responsabilidade pelo atentado frustrado em Nova York. Se for comprovado, seria a primeira ação do grupo nos EUA.

Prisão

Os EUA prenderam um paquistanês naturalizado norte-americano como suspeito da tentativa de explodir um carro-bomba na Times Square, um dos lugares mais movimentados de Nova York. Investigações apontam que o suspeito Faisal Shahzad, 30, recebeu treinamento no seu país natal e possivelmente tinha ligações com o Taleban paquistanês e com grupos islâmicos da Caxemira.

Os EUA alertaram o Paquistão sobre "consequências severas" se um ataque extremista bem sucedido contra o país tiver raiz comprovada no Paquistão, disse a secretária de Estados dos EUA, Hillary Clinton, em entrevista ao programa "60 Minutos" nesta sexta-feira.

"Nós deixamos isso bem claro --Deus não permita-- que se uma ataque desse tipo fosse bem sucedido e nós rastreásseamos sua origem no Paquistão, haveria consequências drásticas", disse ela, sem dar detalhes.

"Temos mais cooperação e houve uma enorme mudança no comprometimento que vemos do governo do Paquistão. Queremos mais. Esperamos mais", disse Hillary.

"Acho que havia um jogo duplo nos anos anteriores, onde se falou muito e se fez pouco. Temos muito produzido. Vimos a morte e a captura de um grande número de líderes de grupos terroristas importantes e vamos continuar", disse ela.

0 comentários:

Postar um comentário