"Bin Laden está em Washington", diz presidente do Irã

 colaboração para Folha
da France Presse, em Washington

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, está em Washington, em entrevista exibida nesta quarta-feira pelo canal de TV americano ABC.

Ao ser questionado se Bin Laden estava escondido no Irã, Ahmadinejad chamou a suposição de "risível". Retrucando a pergunta, afirmou em tom irônico: "Fiquei sabendo que está em Washington".

Após suas declarações polêmicas na abertura da conferência do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), em Nova York, em que rejeitou as acusações do Ocidente sobre os possíveis fins militares do programa nuclear iraniano, o líder da República Islâmica teceu comentários irônicos sobre o paradeiro de Osama bin Laden.

"Sim fiquei sabendo. Ele está lá [em Washington], porque era um antigo parceiro do senhor Bush. Eles eram colegas, de fato, nos bons tempos. Você sabe disso. Eles estavam juntos no negócio do petróleo. Eles trabalharam juntos. Bin Laden nunca cooperou com o Irã, mas cooperou com o senhor Bush", afirmou Ahmadinejad, sem explicar se a referência era ao ex-presidente George Bush (1989-93) ou ao filho deste, o também ex-presidente George W. Bush (2001-2009).

Resistência

Na terça-feira (4), Ahmadinejad afirmou que seu país pode resistir à pressão dos Estados Unidos e de seus aliados contra o programa nuclear de Teerã, e que não será detido pelas ameaças de sanções econômicas vindas de países ocidentais.

"Sanções não podem parar a nação iraniana. Somos capazes de resistir à pressão dos Estados Unidos e de seus aliados. Não consideramos as sanções bem-vindas, mas também não temos medo delas", afirmou Ahmadinejad em entrevista coletiva em Nova York.

O Conselho de Segurança da ONU discute a adoção de novas sanções para pressionar Teerã a abandonar seu programa nuclear.

O Ocidente acusa o Irã de ter a intenção de construir armas atômicas, o que Teerã nega.

As declarações foram dadas no segundo dia da conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), na sede da ONU, em Nova York.

Discurso bélico

Anteriormente nesta terça-feira, o governo iraniano havia anunciado o início de uma linha de produção para a construção de um sistema antimísseis

"Está pensado e programado para fazer frente a todo tipo de ataque aéreo, incluindo helicópteros, mísseis de cruzeiro além de aviões-espiões", informou o ministro de Defesa iraniano, Ahmad Vahidi.

Faz parte do equipamento também um sistema em três dimensões capaz de reconhecer aviões amigos e controlar o disparo de acordo com a distância e altura, acrescentou o ministro, citado pela agência sindical de notícias Isna.

O Irã está submetido desde os anos 80 a um embargo internacional, o que não evitou o país de manter ativo, desde 1992, um programa de desenvolvimento armamentista que permitiu modernizar suas Forças Armadas.

0 comentários:

Postar um comentário