Deputado Quinto quer a revitalização do Patrimônio Histórico de Santa Rita



Santa Rita teve origem logo após a fundação de João Pessoa, em 1585, originou-se precisamente de um acampamento de tropas, no começo era um local de "Parada" das pessoas que viajavam da capital da Província para o interior, e vice-versa, onde geralmente pernoitavam. Estes eram nativos, colonos, exploradores, comerciantes, criadores e até tropas militares. Foi construído no local então conhecido como Tibiry o Forte de São Sebastião (1771), e próximo a ele foi edificada a capela que, juntamente com o primeiro engenho de açúcar,se tornaram o marco para a formação do povoado.

Naquele tempo, efetivamente, para se ir à capital, então denominada Paraíba, fazia-se um grande rodeio, contornando o vasto alagadiço existente entre o Engenho Tibiry e a capital paraibana. A pousada aí, portanto, era uma necessidade. Foi justamente nesse "pouso" que surgiram as primeiras habitações e mais tarde a cidade que é hoje Santa Rita.’

Haja vista que a historia da cidade é de suma importância para entendermos o processo de formação do estado da Paraíba, ou seja, a colonização portuguesa, pois foi em forte velho que se deu o primeiro passo de Portugal no sentido de conquistar a Paraíba das mãos dos invasores .

Dado sua importância histórica, arquitetônica e cultural o deputado Flaviano quinto encaminhou ao governo do estado requerimento solicitando que haja uma maior sensibilidade no que diz respeito ao patrimônio Cultural do nosso município, em seu requerimento enfatiza uma preservação e restauração dos bens culturais, naturais, moveis e imateriais de interesse histórico, artísticos e arqueológicos de nossa cidade.

O Deputado Flaviano Quinto pede urgência, já que no seu ponto de vista não da mais para suportar o descaso que o governo do estado vem dando ao Patrimônio histórico artístico e cultural Santa Rita e de toda a Paraíba, cita também, a Pedra do Ingá, o vale dos dinossauros e o Parque estadual Pedra da Boca , que vem ao longo dos anos sendo depredados e destruídos pela ação do homem e do tempo.

Segundo o Parlamentar essa ação vem alavancar o Turismo e a cultura de nosso município, com isso ganha o turista que vem desfrutar de nossa beleza arquitetônica e cultural, ganha também o povo e aquece a economia do município, gerando emprego e renda.

Jason Moraes


0 comentários:

Postar um comentário