Nova resolução contra Irã "acabaria" com Obama, diz Ahmadinejad


da Efe, em Teerã
da Reportagem Local

O líder iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou neste domingo que a aprovação de uma nova resolução contra o Irã "acabaria" com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Segundo a agência local de notícias Mehr, Ahmadinejad deu a declaração hoje diante de uma multidão na cidade de Kashan, no centro do país.

"Vocês sabem que estas resoluções não afetam ao povo iraniano, já que com a aprovação de cada uma delas nosso povo conseguiu uma nova conquista", disse o presidente iraniano.

Ahmadinejad classificou de "inválida" a resolução da ONU que "os países com direito a veto tentam aprovar contra o Irã" e acrescentou que seu país fará tudo para impedi-la.

Para o presidente iraniano, se Obama quer corrigir "a imagem deteriorada de seu país" no mundo deve corrigir o comportamento com relação à Palestina, Iraque, Afeganistão e Irã.

"A única oportunidade para os EUA é Obama, e a única oportunidade para Obama é o Irã", acrescentou.

A comunidade internacional --especialmente os EUA, mais alguns países europeus e Israel-- suspeita que o Irã realize atividades clandestinas para conseguir armamentos nucleares, acusação que Teerã nega.

Brasil

No começo desta semana, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, concordou "em princípio" com a mediação brasileira sobre a proposta de troca de combustível nuclear, informou a mídia no Irã.

As potências veem esse plano como um meio de remover boa parte do estoque iraniano de urânio de baixo enriquecimento para minimizar o risco de que seja usado em bombas atômicas. Em troca, o Irã obteria combustível especialmente processado para manter seu programa de medicina nuclear em operação.

Mas essa proposta de intercâmbio não se concretizou por causa da insistência do Irã de efetuar a troca apenas em seu território, em vez de transportar antecipadamente o urânio enriquecido para o exterior, como propõem as potências.

O país também quer enviar o material em pequenas quantidades, em várias fases, o que significa que não haveria uma redução significativa no estoque.

0 comentários:

Postar um comentário