Talebã paquistanês está por trás de tentativa de atentado em Times Square, dizem EUA

O procurador-geral dos Estados Unidos disse neste domingo ter provas de que o braço paquistanês do grupo extremista islâmico Talebã está por trás da tentativa de atentado em Times Square, em Nova York.

Eric Holder disse que o Talebã teria ajudado no plano e “provavelmente auxiliado no financiamento”.

Autoridades americanas haviam inicialmente descartado declarações do grupo assumindo a autoria da tentativa de explosão do dia 1 de maio.

Um cidadão americano, nascido no Paquistão, foi indiciado pelo crime.

Faisal Shahzad, que tem 30 anos e é de Bridgeport, Connecticut, está cooperando com as investigações e admitiu ter recebido treinamento em fabricação de bombas na região paquistanesa do Waziristão, segundo a promotoria.

Provas

“Nós agora temos provas que mostram que o Talebã paquistanês estava por trás do ataque”, disse Holder ao programa dominical This Week da rede de TV americana ABC.

“Nós sabemos que eles ajudaram na realização (do plano). Nós sabemos que eles provavelmente ajudaram a financiá-lo e que (Shahzad) estava trabalhando sob a direção deles”, disse.

Holder disse também que não há nada que indique que o governo do Paquistão estava ciente do plano.

Ele afirmou ainda que a administração do presidente Barack Obama está satisfeita com o nível de cooperação que vem recebendo das autoridades paquistanesas na investigação da tentativa de atentado.

A bomba em Times Square foi descoberta na noite do último sábado, quando o local estava lotado de turistas.

A bomba foi descoberta e desativada depois que um vendedor de rua percebeu fumaça saindo de um veículo Nissan Pathfinder, que havia sido largado com o motor ligado e as luzes de emergência piscando.

Por não ter explodido, a bomba deixou evidências cruciais que levaram os investigadores a Faisal Shahzad.

BBCbrasil

0 comentários:

Postar um comentário