Empate sem gols garante Brasil em primeiro no grupo

Daniel Gallas
Enviado especial da BBC Brasil a Durban



Posicionamento defensivo de Portugal dificultou atuação do Brasil
Numa partida disputada em ritmo lento e com poucas chances de gol, Brasil e Portugal empataram em 0 a 0 nesta sexta-feira em Durban.
O resultado garante a classificação dos dois times para as oitavas-de-final da Copa e elimina a Costa do Marfim, que venceu a Coreia do Norte por 3 a 0 na outra partida final do grupo G.
Com sete pontos obtidos em duas vitórias e um empate, o Brasil agora enfrenta o segundo colocado do grupo H, a ser decidido entre Espanha, Chile e Suíça.
Com Nilmar, Daniel Alves e Julio Baptista, no lugar de Robinho, Elano e Kaká, respectivamente, a seleção brasileira dominou o primeiro tempo, mas não conseguiu transformar a posse de bola em gols.
As melhores jogadas de ataque do Brasil saíam pelo lado direito com Daniel Alves tabelando com Maicon, mas sempre esbarravam na marcação cerrada dos portugueses.
O técnico de Portugal, Carlos Queiroz, armou o time com duas linhas defensivas de quatro, o que tirava o espaço para as triangulações e dificultava a penetração do Brasil.
Trave
Nilmar teve a melhor oportunidade de gol da primeira etapa completando de pé esquerdo um cruzamento de Maicon, para a bola raspar levemente a trave direita do goleiro Eduardo.
Bem postada, a defesa brasileira também não dava chances ao ataque português e Cristiano Ronaldo foi bem anulado por Lúcio e Juan, que acabou punido com um cartão amarelo ao interceptar com a mão um lançamento para Ronaldo.
Sem que nenhum dos dois times tomasse a iniciativa de ataque restou pouco espaço para as duas equipes trabalharem no meio de campo, onde as jogadas ríspidas se sucederam. Aos 40 minutos, Felipe Melo levou cartão amarelo e foi imediatamente substituído por Dunga, que colocou Josué em seu lugar.
No segundo tempo, Queiroz colocou o ponta Simão Sabrosa para impedir as subidas de Maicon e dificultar as triangulações de Daniel Alves com o lateral que foram a origem das principais jogadas ofensivas da seleção brasileira no primeiro tempo.
A estratégia surtiu efeito, e Cristiano Ronaldo começou a ter mais espaço caindo nas costas do lateral brasileiro.
Enquanto Portugal melhorava e passava a levar um pouco de perigo para o gol de Julio César, a seleção brasileira se ressentia da falta de Kaká e Robinho. Isolados e bem marcados, Luis Fabiano e Nilmar não conseguiam espaço para manobrar.
A partida seguiu arrastada até o final, e as alterações feitas por Dunga, colocando Ramires e Grafite no lugar de Julio Baptista e Luís Fabiano, não surtiram efeito.
No final do jogo, um chute de Ramires desviado na zaga portuguesa quase encobre o goleiro português, mas Eduardo conseguiu espalmar para escanteio, numa bela defesa.
O Brasil volta a campo na próxima segunda-feira, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, às 15h30 de Brasília, para enfrentar o segundo colocado do grupo H.
Na terça-feira, no mesmo horário, Portugal enfrenta o primeiro colocado do grupo H na Cidade do Cabo.

0 comentários:

Postar um comentário