Meteorito é encontrado em cidade do noroeste do Rio


LIANA LEITE
DO RIO
O morador de uma área rural da cidade de Varre-Sai (360 km do Rio), no noroeste do Estado, encontrou um meteorito no sábado (19) no quintal de sua casa. Segundo a prefeitura da cidade, Germano Oliveira, 64, escutou um barulho e em seguida descobriu o que achava ser apenas uma pedra. Somente na segunda-feira o morador levou para a prefeitura analisar.
Ainda de acordo com o órgão, na quarta, pesquisadores foram ao município e constataram que a pedra é um meteorito. Nesta quinta, Maria Elizabeth Zucolotto, astrônoma do Museu Nacional, chegou à cidade para recolher uma amostra do objeto.
Segundo ela, a pedra é um condrito, formação rochosa que teve fusão de calor durante a sua formação. "O estudo do artefato vai ajudar a explicar a formação dos planetas do sistema solar", disse.
Divulgação
Meteorito encontrado por morador de Varre-Sai, no Rio; astrônoma do Museu Nacional, pedra é um condrito
Meteorito encontrado por morador de Varre-Sai (RJ); pedra, um condrito, pesa cerca de 600 g
O meteorito encontrado por Oliveira pesa cerca de 600 gramas e, para a pesquisadora, não caiu sozinho. A estimativa é que uma pedra de 20 kg tenha se partido em diversos pedaços.
Para auxiliar as pesquisas, a prefeitura de Varre-Sai está oferecendo recompensa para os moradores e estudantes da rede pública de ensino que encontrarem outros pedaços.
A prefeitura informou que há 19 anos não é registrada a queda de um meteorito no Brasil. No Estado do Rio, o fato não ocorre há 141 anos, segundo Zucolotto disse no município. Em todo o país, só existem 58 artefatos registrados.

0 comentários:

Postar um comentário