Estrela "fujona" pode ter saído do centro da Via Láctea


DA NEW SCIENTIST

Buracos negros são meio enjoados para comer: engolem algumas estrelas e cospem fora outras. Pelo menos é o que sugere uma mapeamento recente do caminho percorrido por uma estrela de hipervelocidade.

Modelos matemáticos mostram que, quando um sistema binários (duas estrelas) se aproxima de um buraco negro supermaciço, a interação gravitacional entre os três objetos pode fazer com que uma estrela "caia" no buraco enquanto a outra seja ejetada a até 4.000 quilômetros por segundo. Cerca de 20 dessas "estrelas de hipervelocidade" foram detectadas até agora, mas sua origem precisa ainda era desconhecida.

ESO
Estrela de hipervelocidade se move no espaço; estudo indica que buraco negro no centro da Via Láctea pode lançar estrela
Estrela de hipervelocidade se move no espaço; estudo indica que buraco negro no centro da Via Láctea pode lançar estrela
Agora Warren Brown, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, e colegas usaram dados de efeito Doppler (a variação na frequência da radiação emitida por um objeto que se move) e imagens do telescópio espacial Hubble para rastrear o percurso da estrela de hipervelocidade HE 0437-5439 em três dimensões.

O percurso aponta o centro da Via Láctea como origem do movimento da estrela, sugerindo que o buraco negro supermaciço lá existente pode ter lançado a estrela para fora.

"É progresso", disse Julio Navarro, da Universidade de Victoria na Columbia Britânica, no Canada, que não participou do estudo. Mas Navarro diz que a incerteza na trajetória inferida pela equipe de Brown é muito grande para provar que a estrela passou próximo o suficiente do buraco negro para ter sido ejetada por ele.

Brown admite que a incerteza é grande, mas diz que as medições são pelo menos precisas o suficiente para eliminar uma hipótese alternativa: de que HE 0437-5439 foi lançada pela Grande Nuvem de Magalhães, galáxia vizinha à Via Láctea.

O estudo está para ser publicado no periódico "The Astrophysical Journal Letters".

0 comentários:

Postar um comentário