Filme de Chaplin é mostrado pela primeira vez em quase um século



Cena do filme A Thief Catcher
O filme de 10 minutos estava em boa condições de conservação
Um filme com Charles Chaplin será mostrado neste sábado em um festival nos Estados Unidos pela primeira vez em quase um século, segundo o jornal britânico The Daily Telegraph.
A comédia A Thief Catcher (Um Apanhador de Bandidos, em tradução livre), de 1914, foi comprada por US$ 100 em uma feira de antiguidades do Estado americano do Michigan pelo historiador Paul Gierucki.
Ele pensou se tratar de apenas mais um filme da companhia Keystone, os Keystone Cops (Guardas Keystone), produzidos entre 1912 e 17, mostrando um grupo de policiais incompetentes.
Mas meses após a compra, Gierucki assistiu a fita de 16 mm, que apresenta boa qualidade, e surprendeu-se ao ver um ator vestido de policial, logo identificado como Chaplin.
Filmografia
Ele já trazia algumas características que ficariam famosas em seu personagem mais famoso, Carlitos, como roupas muitos números maiores, o bigode e os trejeitos ao caminhar.
Acredita-se que o filme, rodado entre 5 e 26 de janeiro de 1914, tenha sido o segundo ou terceiro da carreira de Chaplin. O ator britânico havia sido contratado pela empresa da Califórnia no ano anterior.
Os organizadores do festival Slapsticon em Arlignton, Virgínia, dizem acreditar que esta será a primeira vez que o filme será exibido desde seu lançamento em 1914.
Thief Catcher é o primeiro título que passa a integrar a filmografia de Chaplin em quase 60 anos, tornando-se o 82° filme do artista.

BBCbrasil

0 comentários:

Postar um comentário