Hugo Chávez manda exumar corpo do revolucionário Simón Bolívar

G1, com Jornal da Globo


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mandou exumar os restos mortais do líder revolucionário Simón Bolívar para constatar se a causa da morte apontada pelos livros de História é verdadeira. 

Chávez escreveu na internet que acompanhou pessoalmente o trabalho de exumação durante a madrugada desta sexta-feira (16). Simón Bolívar era um militar venezuelano, que foi responsável pela independência de vários países sul-americanos. Morreu em 1830 de tuberculose, de acordo com os livros de História. 

Chávez desconfia dessa versão. Ele acredita que seu herói tenha sido vítima de uma conspiração e tenha morrido assassinado por um general colombiano. A oposição achou a iniciativa descabida e disse que o presidente deveria se preocupar com os problemas atuais do país. 

Um deles envolve justamente a Colômbia, que acusou, na quinta-feira, 15, o governo de Chávez de abrigar vários líderes das Farc na Venezuela. Chávez negou as acusações e disse que o presidente Alvaro Uribe quer impedir que as relações entre os dois países voltem ao normal. Em sinal de protesto, chamou de volta a Caracas o embaixador venezuelano em Bogotá. 

0 comentários:

Postar um comentário