Juíza bloqueia partes mais polêmicas da nova lei de imigração do Arizona

Alessandra Corrêa
Da BBC Brasil em Washington



Manifestantes no Estado americano do Arizona (foto: AFP)
A nova lei gerou protestos de imigrantes no Arizona
A Justiça federal dos Estados Unidos bloqueou partes da nova lei de imigração do Arizona, horas antes de as regras entrarem em vigor, a partir desta quinta-feira.
Por meio de liminar, a juíza Susan Bolton invalidou trechos considerados mais polêmicaos da lei SB 1070 até que haja uma decisão final sobre sua constitucionalidade.
Entre as partes bloqueadas está a que estabelece que policiais chequem os documentos de imigração de pessoas que sejam abordadas por outras infrações e pareçam suspeitas de estar ilegalmente no país.
Bolton suspendeu ainda o trecho da lei que considera crime não portar documentos de imigração e a proibição de que trabalhadores sem documentos busquem trabalho.
Também foi bloqueada a parte que permite à polícia prender sem mandado pessoas suspeitas de terem cometido um crime pelo qual poderiam ser deportadas.
A decisão, tomada na quarta-feira, é considerada uma vitória para o governo do presidente Barack Obama, que várias vezes criticou em público a lei, que torna crime estadual a presença de imigrantes ilegais.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos havia entrado com uma ação judicial contra a lei SB 1070, alegando que a lei interfere "inconstitucionalmente" na autoridade do governo federal de regular e fazer cumprir a política de imigração.
Nos Estados Unidos, as políticas de imigração são de responsabilidade do governo federal.
O governo do Arizona deverá recorrer da decisão da juíza.
Discriminação
A lei SB 1070 vem provocando polêmica desde que foi assinada pela governadora do Arizona, a republicana Jan Brewer, no final de abril.
Os opositores afirmam que a lei é discriminatória e iria afetar especialmente a população hispânica.
Seus defensores afirmam que o governo federal fracassou em sua abordagem do problema da imigração ilegal, que causa grande preocupação no Arizona.
Muitos no Estado, localizado na fronteira com o México, relacionam o grande fluxo de imigrantes ilegais a um suposto aumento na criminalidade.
Pesquisas de opinião, porém, revelam que a maioria dos americanos apoia a lei, e muitos Estados já estudam adotar legislações semelhantes.

0 comentários:

Postar um comentário