Pequeno cogumelo causou mortes por 30 anos na China

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirmou que após cinco anos de investigações descobriu, em conjunto com o Centro de Controle de Doenças da China, a causa para pelo menos 400 misteriosas mortes no país oriental: um pequeno cogumelo. As informações são da BBC.

Segundo a reportagem, por 30 anos moradores da província de Yunnan enfrentaram mortes súbitas após ataques cardíacos. Os pesquisadores chineses afirmam que a causa é um cogumelo chamado de "pequeno branco", do gênero trogia, que tem três aminoácidos tóxicos.

Os pesquisadores afirmam que as mortes aconteciam principalmente durante a temporada chuvosa - de junho a agosto - e em uma altitude entre 1,8 mil m e 2,4 mil m, o que bate com as características do cogumelo. Cerca de dois terços das vítimas relatavam horas antes de morrer sintomas como palpitações, náusea, tontura, convulsões e fadiga.

As investigações começaram em locações remotas e foram dificultadas por barreiras linguísticas. Contudo, os pesquisadores notaram que as casas onde ocorriam as mortes geralmente tinham o "pequeno branco" - a província é conhecida por seus cogumelos selvagens, muitas vezes exportados a altos preços.

As famílias que vivem de coletar os cogumelos costumam comer o "pequeno branco", já que ele não tem valor comercial. O estudo resultou em uma campanha para alertar a população local sobre o perigo de ingerir o cogumelo o que, segundo o centro chinês, fez com que nenhuma morte tenha sido reportada neste ano.

Os cientistas, contudo, tentam entender como o cogumelo pode ser mortal, pois suas toxinas não são tão fortes para matar uma pessoa, o que indica que as vítimas já estavam debilitadas. Uma hipótese levantada é a de que ele atua em conjunto com altas concentrações de bário, um metal pesado, no abastecimento de água local.

Terra

0 comentários:

Postar um comentário