Polícia Militar resolve 47 crimes com a ajuda do ‘Linha Direta’, em Santa Rita

Usando a telefonia no combate à violência, o 7º Batalhão da Polícia Militar, em Santa Rita, resolveu 47 crimes, ocorridos entre os meses de maio a julho deste ano. Foram 14 homicídios, 22 tentativas de morte, um roubo a estabelecimento comercial e nove prisões por tráfico de drogas. Os PMs ainda realizaram a recaptura de um fugitivo e apreenderam 11 armas e 30 munições. Os números são o resultado de uma parceria entre polícia e comunidade, através do Projeto ‘Linha Direta’. 


Discando um dos seis números de celulares, que ficam nas mãos de militares, a população pode fornecer informações e ajudar a polícia a resolver os delitos em andamento ou que acabaram de acontecer. Os policiais recebem as informações e já se dirigem ao local indicado. Tudo é feito dentro do mais absoluto sigilo e anonimato. 

O projeto foi implantado em 13 de janeiro deste ano em Santa Rita e já funciona nos municípios de Lucena, Cruz do Espírito Santo, Catolé do Rocha, Patos e na área do 5º Batalhão da Polícia Militar, em João Pessoa. Com pouco menos de oito meses de existência, só em Santa Rita, a iniciativa já resultou na prisão de quadrilhas, fechamento de ponto de drogas, frustração de assaltos, recuperação de dinheiro roubado e apreensão de drogas. Foram 111 denúncias recebidas pelas linhas telefônicas, entre fevereiro a 28 de julho deste ano. 

Ação policial mais ágil e eficiente 

O idealizador e executor do projeto é o comandante do 7º Batalhão, o coronel, Israel de Oliveira Silva Filho. Ele explica que os seis aparelhos celulares ficam nas mãos de PMs que trabalham em viaturas. Os números foram distribuídos entre os moradores e a ligação não é gratuita. “As guarnições fazem rondas em pontos estratégicos da cidade. E, quando ocorre algum crime, os próprios populares que testemunham o caso, acionam as equipes. O tempo de resposta é de três a quatro minutos. Isso permite que a ação policial seja mais ágil e eficiente”, observa o oficial. 

A iniciativa não só gera mais segurança, como também harmonia entre policiais e moradores. “Além de ajudar a combater o crime, esse projeto aproxima a comunidade da PM. Os policiais atuam nos mesmos bairros. Isso faz com que as pessoas criem laços de amizade e sintam confiança para acionar a polícia, quando precisar”, destaca o coronel. Outra característica do ‘Linha Direta’ é o fato da ligação não ser gratuita, o que inibe a ocorrência de trotes. 

Linha Direta em Cabedelo 

Devido aos resultados, o projeto já é considerado uma importante ferramenta de combate à criminalidade. Por isso, a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social vem realizando estudos para expandir o ‘Linha Direta’ para outras cidades da Paraíba. A previsão é que, dentro de pouco tempo, o projeto chegue à área da 4ª Companhia da Polícia Militar, localizada em Cabedelo. 
Além dos moradores do município, o projeto vai beneficiar bairros de João Pessoa, como Altiplano, Manaíra e Cabo Branco. Apesar de não haver data definida para o início dos trabalhos, a previsão é que o ‘Linha Direta’ comece a funcionar em Cabedelo dentro de poucos meses. 

De acordo com o comandante da 4ª Companhia da PM, capitão Licksonar Lábis, a corporação já dispõe dos celulares que serão usados no projeto. Ele explica que os aparelhos contêm equipamentos dotados com GPS (Sistema de Posicionamento Global) que permite a rápida localização. A mesma tecnologia também foi implantada nas viaturas. 
“Estamos realizando alguns estudos e ajustes, porque, apesar de parecer simples, esse projeto é complexo. Mas, dentro de pouco tempo, iremos concluir essa fase e implantar o ‘Linha Direta’ na 4ª Companhia”, observou. 

Resultados 

Em Santa Rita, de 13 de janeiro a 28 de julho, com ajuda do ‘Linha Direta’, a polícia apreendeu 64 armas de fogo, cinco quilos de crack, quarenta e sete quilos de maconha, recapturou 12 presidiários fugitivos, 30 munições e cumpriu 18 mandados de prisão. Os PMs ainda estimam que foram realizadas mais de 100 prisões com informações fornecidas pela população. 

Telefones do Linha Direta em Santa Rita 

Alto das Populares e Centro – 8771-9973 
Tibiri e Eitel Santiago – 8772-0531 
Marcos Moura – 8771-9672 
Coordenação do projeto – 8771-9974 
Cruz do Espírito Santo – 9131-0858 
Lucena – 8772-0530 

0 comentários:

Postar um comentário