Sobe para 274 número de feridos após terremoto no Irã; novo tremor atinge país


DA REUTERS, EM TEERÃ

Um terremoto no nordeste do Irã deixou na sexta-feira 274 pessoas feridas, informou a agência semioficial de notícias Ilna, e outro tremor levemente mais forte estremeceu o centro do país neste sábado.

O primeiro sismo de magnitude 5,7 sacudiu a cidade de Torbat-e Heydariyeh, 700 quilômetros a leste da capital Teerã na tarde de sexta-feira, e seu epicentro foi localizado a 7 quilômetros da cidade.

Muitas pessoas passaram a noite em parques devido ao medo de réplicas, que não aconteceram.

Mais ao sul, um terremoto de magnitude 5,8 estremeceu a região de Kerman na madrugada deste sábado, informou o centro sismológico da Universidade de Teerã. Não havia registro de vítimas nem de danos.

Os tremores são comuns no Irã. Em 2003, cerca de 30 mil pessoas morreram em um terremoto que devastou a cidade de Bam, no sudeste do país.

DANOS

Apesar de não ter deixado mortos, o tremor causou danos em diversas vilas e aldeias da região atingida no Irã.

A cidade de Torbat-e Heydariyeh, no norte do Irã, foi a mais atingida. O governador local, Mojtaba Sadequian, disse que um dos feridos está em estado grave.

A TV estatal iraniana disse que o tremor também prejudicou os sistemas de comunicação temporariamente.

O tremor aconteceu por volta das 18h20 local (13h50 em Brasília) e sacudiu a cidade por cerca de dez segundos, causando problemas com as conexões de telefones celulares.

Torbat-e Heydariyeh fica na Província de Razavi Khorasan, cerca de 714 km a leste de Teerã.
O Irã fica situado em uma linha de falha sísmica e está sujeito a tremores. O país registra ao menos um pequeno tremor por dia em média.

0 comentários:

Postar um comentário