Chuvas atingiram 3,2 milhões de pessoas no Paquistão

 AFP


As inundações no Paquistão, as piores registradas no país nos últimos 80 anos, afetaram até agora 3,2 milhões de pessoas, informou nesta terça-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), citando estimativas governamentais. 

De acordo com o porta-voz do órgão, Marco Jiménez Rodríguez, mais de um terço da população atingida pela tragédia é de crianças. 
- Desses 3,2 milhões de pessoas, 1,4 milhão são crianças. 

De acordo com Rodríguez, a estimativa de 2,5 milhões de afetados anunciada na véspera pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) só dizia respeito à região noroeste do Paquistão, a mais afetada pelas inundações e deslizamento de terra. 

Também nesta terça-feira, o governo do Paquistão informou que o número de mortos pelas enchentes pode chegar a 1.500. 

O ministro da Informação da Província de Khyber Pakhtunkhwa, Mian Iftikhar Hussain, disse que 129 pessoas ainda estão desaparecidas. 

- Nós registramos 774 mortes, mas o total de pessoas mortas pelas enchentes está entre 1.200 e 1.500. Também há 129 desaparecidos. 

Água destruiu vilarejos inteiros 

O comitê da Cruz Vermelha informou que, em alguns vilarejos do noroeste, a água acabou com todas as casas e outras edificações. 

- Nas áreas mais afetadas, vilas inteiras foram arrastadas por paredes de água sem qualquer aviso. Milhares de pessoas perderam tudo. 

Khaista Rehman, dono de uma loja de tecidos na região, disse ao jornal britânico The Guardian que, desde as enchentes, é obrigado a dividir uma sala com outros 33 membros de sua família em uma escola local. 

- Minha casa ficava a 2 km do rio. A água atravessou a construção, cobriu tudo e ainda avançou mais 1 km. Quando consegui juntar as crianças, a água já estava na altura da cintura. Nós carregamos as crianças nos ombros. 

Doenças preocupam vítimas e governo 

As autoridades paquistanesas advertiram nesta segunda-feira (2) sobre a propagação de cólera e outras doenças por causa da falta de água potável. 

O ministro da Saúde da Província de Khyber Pakhtunkhawa, Syed Zahir Ali Shah, informou que já há casos de cólera registrados. 

- Calculamos que 100 mil pessoas, na maioria crianças, tenham sido afetadas pelo cólera ou por doenças gástricas. Nossa prioridade imediata é levá-los para locais seguros e depois dar cuidados sanitários. 

0 comentários:

Postar um comentário